Educador social: segurança e socioeducador, a conciliação

Autores

  • José Antonio Haas Herculano
  • Marcelo Gomazzi Gonçalves UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2011v14n1p74

Palavras-chave:

Educador social. Socioeducador. Segurança. Socioeducação.

Resumo

RESUMO: Este estudo procurou analisar o Educador social, profissional que trabalha como socioeducador e segurança em Centros de Socioeducação onde estão internados adolescentes que cometeram atos infracionais. Busca compreender os desafios contradições inerentes a esta função que envolve duas linhas de ação, a de socioeducador e segurança. O método utilizado envolveu as seguintes técnicas: coleta de informações em literatura e sites na internet, entrevistas e aplicação de questionário, utilizando para calculo do tamanho da amostra, erro estimado de 5% e nível de confiança de 95%, que para uma população de 74 profissionais, resultou em 63 indivíduos pesquisados. Teve como objetivo descrever a função de Educador social, seu papel enquanto segurança e socioeducador, verificar se é possível exercer as duas funções, bem como identificar possível existência de conflitos entre as funções. As conclusões permitem afirmar que existem divergências entre as equipes sendo necessário que os gestores articulem o diálogo dentro das unidades, também permitem afirmar que a dualidade de função é possível e que apesar de provocar conflitos, traz mais vantagens que desvantagens para o sistema, pode-se também concluir que a função de segurança está se sobressaindo sobre a socioeducativa.

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Biografia do Autor

José Antonio Haas Herculano

EDUCADOR SOCIAL:

SEGURANÇA E SOCIOEDUCADOR, A CONCILIAÇÃO[1]

 

José Antonio Haas Herculano[2]

RESUMO: Este estudo procurou analisar o Educador social, profissional que trabalha como socioeducador e segurança em Centros de Socioeducação onde estão internados adolescentes que cometeram atos infracionais. Busca compreender os desafios contradições inerentes a esta função que envolve duas linhas de ação, a de socioeducador e segurança. O método utilizado envolveu as seguintes técnicas: coleta de informações em literatura e sites na internet, entrevistas e aplicação de questionário, utilizando para calculo do tamanho da amostra, erro estimado de 5% e nível de confiança de 95%, que para uma população de 74 profissionais, resultou em 63 indivíduos pesquisados. Teve como objetivo descrever a função de Educador social, seu papel enquanto segurança e socioeducador, verificar se é possível exercer as duas funções, bem como identificar possível existência de conflitos entre as funções. As conclusões permitem afirmar que existem divergências entre as equipes sendo necessário que os gestores articulem o diálogo dentro das unidades, também permitem afirmar que a dualidade de função é possível e que apesar de provocar conflitos, traz mais vantagens que desvantagens para o sistema, pode-se também concluir que a função de segurança está se sobressaindo sobre a socioeducativa.

 

Palavras-chave: Educador social. Socioeducador. Segurança. Socioeducação.


[1] Artigo apresentado ao Departamento de Serviço Social do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual de Londrina, no ano de 2010, no curso de especialização em Gestão de Centros de Socioeducação, como requisito para a obtenção do título de especialista, sob a orientação do Professor Marcelo Gomazzi Gonçalves.

[2] Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Londrina, trabalha como socioeducador desde 2005 em um Centro de Socioeducação onde estão adolescentes que receberam medida socioeducativa de internação, exercendo a função de educador social.

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Publicado

15-07-2011

Como Citar

HAAS HERCULANO, José Antonio; GONÇALVES, Marcelo Gomazzi. Educador social: segurança e socioeducador, a conciliação. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 74–101, 2011. DOI: 10.5433/1679-4842.2011v14n1p74. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/10674. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos