A Pesquisa-ação no GEPEPF/UFRN, seus diálogos interculturais e o direito à justiça social.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2024v27n2p571Palabras clave:
diálogos interculturais, GEPEPF, Metodologia Educativa, Movimento do Coletivo, Pesquisa.Resumen
O Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF) realiza pesquisas em via da tríade ensino, pesquisa e extensão. O artigo tem como questionamento: como o GEPEPF contribui para o processo de ensino aprendizagem dos integrantes em seu movimento de pesquisa? Desse modo, para responder a indagação motivadora da pesquisa, o texto tem como objetivo geral: destacar o Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire como uma metodologia educativa no processo formativo de seus integrantes. Nesse aspecto, em relação às ações específicas, serão objetivos do trabalho, também: descrever as ações desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire; explicitar como o movimento do coletivo favorece a pesquisa-ação em bases transformadores e analisar os aspectos ativos que coadunam com a ação protagonista guiada para o fomento ao ideário da justiça social. Comumente, o GEPEPF promove diálogos interculturais em via de um movimento itinerante, com ênfase na humanização da educação e seu coletivo social.
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