Entre a pesquisa e a ação
operacionalização do método da Pesquisa-Ação no Guaraguaçu, Litoral do Paraná
Palabras clave:
metodologias participativas, extensão universitária, comunidade caiçara, associação comunitária, Pontal do ParanáResumen
Este artigo apresenta uma síntese das características da Pesquisa-Ação e propõe uma estratégia de operacionalização deste método. Para tanto, busca-se situar a Pesquisa-Ação como um método que propõe uma ruptura com as metodologias convencionais e que possui um aparato teórico, epistemológico e metodológico já consolidado no campo das metodologias participativas. Para propor uma estratégia de operacionalização da Pesquisa-Ação em casos reais, este artigo apresenta algumas experiências empíricas construídas coletivamente na comunidade do Guaraguaçu, no litoral do Paraná. Conclui-se que não há uma receita de Pesquisa-Ação e que as suas etapas de operacionalização não são rígidas ou estanques, eles podem ter ordens diferentes e também ocorrer de forma simultânea. A experiência na comunidade do Guaraguaçu revela a potência dos espaços associativos na organização comunitária.
Descargas
Citas
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução: Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
CARVALHAES, José Antonio Vaz de. Relatório apresentado à Assembléa Legislativa Provincial da Província do Paraná no dia 7 de janeiro de 1857 pelo vice-presidente José Antonio Vaz de Carvalhaes. Curitiba: Typ. Paranaense de C. M. Lopes, 1857.
DESCARTES, René. O Discurso do Método. 2ª Ed. São Paulo: Editora Escala, [1637] 2009.
DIONNE, Hugues. A Pesquisa-Ação para o Desenvolvimento Local. Tradução: Michel Thiollent. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
FALS BORDA, Orlando. Aspectos teóricos da pesquisa participante: considerações sobre o significado e o papel da ciência na participação popular. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (org.) Pesquisa Participante. 8ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2006 [1981]. pp. 42-62.
FERNANDES, José Loureiro. Contribuição à geografia da Praia de Leste. In: Arquivos do Museu Paranaense. Vol. VI. Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Paraná: Curitiba, 1947.
GERNET, Marcos de Vasconcellos. Gênese e ocupação do Sambaqui do Guaraguaçu, Pontal do Paraná. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 5, n. 8, jan./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.33871/nupem.v5i8.194 Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5356 Acesso em: 13 out. 2023.
GONÇALVES, Marcelo de Abreu. Ethos e Movimento: um estudo sobre mobilidade e organização social Mbyá Guarani no litoral sul do Brasil. Dissertação de Mestrado (Antropologia Social). Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, 2011.
GONÇALVES, Maria Carolina. Potenciais para o Turismo e Envolvimento da Comunidade na Gestão do Turismo: o caso do Guaraguaçu, Pontal do Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Tecnologia em Gestão de Turismo). Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Matinhos/PR, 2015.
HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia. Lisboa, Portugal: Edições 70, [1968] 2009.
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na Sociologia. 12ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
HALISKI, Antônio Márcio; FLORIANI, Dimas; FLORIANI, Nicolas. Os usos da natureza e ambiente na comunidade do Guaraguaçú como elementos para uma proposta em torno da Agroecologia em Pontal do Paraná – PR. Revista Mundi Sociais e Humanidades. Curitiba, PR, v.4, n.2, 64, ago./dez., 2019.
KAMINSKI, Francisca Moura. Cipozeiras do Guaraguaçu: entre a proteção ambiental e a preservação da cultura local. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar). Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Matinhos/PR, 2012.
MORIN, André. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropopedagogia renovada. Tradução: Michel Thiollent. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
RAMOS, Daniele. Associação Comunitária do Guaraguaçú (ACOMÇÚ): uma história a ser contada. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar). Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Matinhos/PR, 2017.
THIOLLENT, Michael. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 3º ed. São Paulo: Polis, 1982.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VILLAGRAN, Ximena. S. O que sabemos dos grupos construtores de sambaquis? Breve revisão da arqueologia da costa sudeste do Brasil, dos primeiros sambaquis até a chegada da cerâmica Jê. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, 23, 139-154, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2013.107182 Acesso em: 30 ago. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Evandro Cardoso do Nascimento, Cassio Pereira, Valdir Frigo Denardin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.