Similaridades e heterogeneidades na formação em Serviço Social:
comparativo entre Brasil e Portugal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2023v26n2p411Palabras clave:
Serviço Social., Formação Continuada., Inserção Profissional., Assistente Social., Universidade PúblicaResumen
O artigo analisa comparativamente a relação entre a formação profissional das/os assistentes sociais egressas/os dos cursos de Serviço Social da UFSM/Brasil com as/os assistentes sociais formadas/os pela UC/Portugal e sua repercussão na formação continuada dessas/es profissionais. Conclui que os cursos pesquisados se constituem em contextos diferentes, possuem realidades distintas, trajetórias particulares na sua construção, contudo ainda guardam similaridades em seu processo de consolidação.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, C. P. Legitimidade e reconhecimento da prática de Serviço Social. Abordagem construtivista. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 13, N.2, jan./jan. 2011. p. 104-118. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/viewFile/9496/9113. Acesso em 01 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-4842.2011v13n2p104
ALVES, M. G. O regresso de licenciados ao ensino superior: entre a inserção profissional e a educação ao longo da vida. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21 n. 64, pp.101-120, jan./mar., 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141324782016000100101&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 06 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216406
APSS. Associação dos profissionais de Serviço Social de Portugal. Código Deontológico dos Assistentes Sociais. Aprovado na Assembleia Geral da APSS em 25 de outubro de 2018. APSS, Lisboa, 2018. Disponível em: https://www.apss.pt/wp-content/uploads/2018/12/CDAS.pdf. Acesso em 28 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 30 jan. 2020.
BARBETTA, P. A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. - 6ª. Edição revisada. Florianópolis: UFSC, 2006.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016.
CFESS. Lei Nº 12.317, de 26 de agosto de 2010. Acrescenta dispositivo à Lei no 8.662, de 07 de junho de 1993, para dispor sobre a duração do trabalho do assistente social brasileiro.
______. Código de Ética profissional dos assistentes sociais. - 9ª. Ed. Rev. e Atual.- Brasília/DF: CFESS, 2011.
______. Política de educação permanente do conjunto CFESS-CRESS. Brasília-DF: CFESS, 2012. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_POL-EDUCACAO-PERMANENTE.pdf. Acesso em: 18 nov. 2018.
CARTAXO, A. M. B.; MANFROI, V. M.; SANTOS, M. T. Formação continuada: implicações e possibilidades no exercício profissional do assistente social. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 239-253, dez., 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S141449802012000200010>. Acesso em: 04 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802012000200010
FRAGA, C. K. A atitude investigativa no trabalho do assistente social. Revista Serviço Social & Sociedade, no. 101. São Paulo: Cortez, 2010. P.40.64. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-66282010000100004
MARTINELLI, M. L. O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em Serviço Social. In: MARTINELLI, M. L. O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em Serviço Social: um instigante desafio. Caderno do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade – NEPI, São Paulo, n.1, 1994. p. 11- 18.
NASCIMENTO, C. C. S.; OLIVEIRA, C. M. Educação permanente e serviço social: apontamentos sobre a formação profissional. Temporalis, Brasília, v. 16, n. 31, pp. 133-166, fev. 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/12321>. Acesso em: 04 abr. 2019.
PINTO, C. L. L.; BARREIRO, C. B. B.; SILVEIRA, D. N. Formação Continuada de professores: Ampliando a compreensão aceca deste conceito. Revista Thema, 07(01), 2010. p.1-14. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/download/19/19. Acesso em 29 dez. 2019.
PRATES, J. C. Formar para além do mercado de trabalho e para o uso substantivo do instrumental de trabalho. Textos & Contextos: Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 01-06, jan./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.1.18364
SANTOS, Cláudia Mônica dos; MARTINS, Alcina Maria de Castro. A formação do assistente social em Portugal: tendências críticas em questão. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 19, n. 3, Out. /Dez. 2016. p. 324-332.
SILVA, F. C. T. Estudos comparados como método de pesquisa: a escrita de uma história curricular por documentos curriculares. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 64, jan-mar, 2016, p. 209-224. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v21n64/1413-2478-rbedu-21-64-0209.pdf. Acesso em: 11 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216411
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Serviço Social em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.