Políticas educacionais para o ensino das culturas indígenas nas escolas Públicas do Brasil

Autores

  • Eloá Soares Dutra Kastelic Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Wagner Roberto do Amaral Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2022v25n2p401

Palavras-chave:

Políticas públicas, Lei 11.645/2008, Povos originários, Conflitos pela terra

Resumo

Este artigo analisa as implicações na implementação da Lei 11.645/2008 como uma política pública, social e educacional relevante para o ensino da história dos povos indígenas e sua contribuição na formação do povo brasileiro. A pesquisa teve como in loco duas escolas de Ensino Fundamental não indígena que contavam com alunos indígenas matriculados. Um trabalho que, mediante consulta a base Scientific Electronic Library Online (SCIELO), apresenta uma pesquisa inédita, na qual os alunos indígenas, gestores, professores e Equipe Multidisciplinar materializaram situações que refletem os limites da implementação da Lei 11.645/2008 nas escolas públicas do Brasil. As instituições estão localizadas na cidade de Guaíra no estado do Paraná, num cenário de violação dos direitos, preconceito, discriminação e conflitos entre fazendeiros e indígenas Guarani na luta pela retomada das terras. Pautou-se pela metodologia qualitativa de cunho etnográfico ancorados em autores tais como: Luciano (2006); Kastelic (2014a, 2014b) Brasil (1998; 1996; 2003;2004;2008); Arroyo (2011); Freire (2016) e outros.

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Biografia do Autor

Eloá Soares Dutra Kastelic, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, Pós-Doutora em Políticas Sociais e Educacionais pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 

Wagner Roberto do Amaral, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-Doutor em Estudos Interculturais pela Universidad Veracruzana/México. Pós-Doutor em Políticas de Educação Superior. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.  Professor da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

KASTELIC, E. S. D.; AMARAL, W. R. do. Políticas educacionais para o ensino das culturas indígenas nas escolas Públicas do Brasil. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 401–418, 2022. DOI: 10.5433/1679-4842.2022v25n2p401. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/43003. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos