Violência contra a mulher do campo: desafios às políticas públicas

Autores/as

  • Patricia Krieger Grossi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Rita Costa Coutinho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2017v20n1p25

Palabras clave:

violência, Mulher do campo, Gênero, Políticas públicas

Resumen

O artigo tem por objetivo analisar algumas das expressões de violência vivenciadas por mulheres do campo e as experiências relacionadas ao acesso à rede de proteção social no Rio Grande do Sul. O estudo foi exploratório, de natureza qualitativa e norteado pelo método dialético-crítico. As narrativas das mulheres do campo, lideranças e trabalhadores da rede foram obtidas a partir de entrevistas semi-estruturadas e analisadas à luz dos estudos de gênero. Os resultados apontam para dificuldades de acesso e/ou inexistência de serviços da rede para as mulheres rurais, além de experiências sociais marcadas pela divisão sexual do trabalho, patriarcalismo e machismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Krieger Grossi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do curso de Serviço Social da Escola de Humanidades da PUCRS. Mestrado em Serviço Social pela PUCRS. PhD em Serviço Social pela Universidade de Toronto, Canadá. Especialista em Gerontologia Social pela PUCRS. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq.

Ana Rita Costa Coutinho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharel em Serviço Social pela PUCRS. Mestra em Serviço Social pela PUCRS. Doutoranda em Serviço Social pela PUCRS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Violência - NEPEVI da PUCRS.

Publicado

2018-03-29

Cómo citar

GROSSI, Patricia Krieger; COUTINHO, Ana Rita Costa. Violência contra a mulher do campo: desafios às políticas públicas. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 25–40, 2018. DOI: 10.5433/1679-4842.2017v20n1p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/32071. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos