O fazer profissional do/a assistente social na unidade de terapia intensiva do HUOL: uma análise sob o olhar dos usuários
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v17n2p146Palabras clave:
Serviço Social, Saúde, Terapia Intensiva Adulto, Usuários.Resumen
Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que teve como objetivo analisar o entendimento dos usuários a respeito do fazer profissional dos/as Assistentes Sociais em Unidade de Terapia Intensiva adulto (UTI). A metodologia utilizada foi a qualitativa com amostra não probabilística intencional a partir de doze entrevistas semi-estruturadas, sendo seis com pacientes da UTI e seis com visitantes. Os resultados apontam uma forte relação entre a escolaridade e a renda dos sujeitos, entre o sexo feminino e o cuidado aos outros e a percepção do Serviço Social como profissão que deve resolver todos os problemas do usuário.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Serviço Social em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.





