Uma reflexão sobre a emancipação humana pelo mundo do trabalho numa nova sociabilidade

Autores/as

  • Angela Maria Moura Costa Prates Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v16n2p186

Palabras clave:

Emancipação Humana, Trabalho, Nova Sociabilidade

Resumen

O trabalho é a categoria fundante do ser social, no seu processo de humanização na relação com a natureza. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir a emancipação humana e o mundo do trabalho na perspectiva da construção de uma nova sociabilidade. Em meio à correntes que defendem o fim da centralidade do trabalho, pensá-lo como imanente ao ser social no processo de preparação do solo para a revolução rumo a uma nova sociabilidade é instigante e desafiador. Conclui-se que a emancipação humana, onde a liberdade reina plena somente é possível numa outra sociabilidade, e o sujeito por excelência para alimentar o processo revolucionário para a construção dessa nova sociedade é a classe trabalhadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela Maria Moura Costa Prates, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Formada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO); Especialista em Formação de Professores para a Docência no Ensino Superior também pela Unicentro; Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente Coordenadora do Curso de Serviço Social e da Especialização em Seguridade Social da Faculdade Guairacá em Guarapuava - PR.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

PRATES, Angela Maria Moura Costa. Uma reflexão sobre a emancipação humana pelo mundo do trabalho numa nova sociabilidade. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 186–203, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v16n2p186. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/18428. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos