A dimensão ética da sistematização do exercício profissional

Autores/as

  • Isabela Sarmet de Azevedo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v16n2p166

Palabras clave:

sistematização, ética, exercício profissional

Resumen

Este artigo tem como foco a sistematização do exercício profissional do assistente social. Os objetivos do estudo foram analisar a unidade entre teoria e prática e a dimensão ética do exercício profissional; discutir a importância da sistematização do exercício profissional para todos os campos de atuação profissional; e articular sistematização do exercício profissional, com as condições de trabalho e as demandas de usuários das políticas sociais. Compreendeu uma revisão de literatura sobre o tema da sistematização no Serviço Social, onde se identificou que o conjunto de conhecimentos específicos que circundam “fazer profissional” e que poderiam qualificar as ações dos assistentes sociais não tem sido abordado com profundidade. A proposta de análise é criar procedimentos de sistematização que permitam realizá-la em consonância com o Código de Ética Profissional e Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8.662/93). Quanto às dificuldades apontadas pelos autores para a prática da sistematização destacam-se o fator tempo, as condições de trabalho desfavoráveis e as limitações postas pela própria formação profissional. Mesmo considerando todos os avanços, a sistematização do exercício profissional no Serviço Social ainda é escassa, desarticulada e pouco expressiva.

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Biografía del autor/a

Isabela Sarmet de Azevedo, Universidade Federal Fluminense

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social de Campos dos Goytacazes, RJ.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

DE AZEVEDO, I. S. A dimensão ética da sistematização do exercício profissional. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 166–185, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v16n2p166. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/17956. Acesso em: 21 may. 2024.

Número

Sección

Artigos