O território e a intervenção profissional frente à violência enquanto uma expressão da questão social.

Autores/as

  • Alicia Santolini Tonon UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL
  • Vera Lucia Tieko Suguihiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v17n1p113

Palabras clave:

Criança, Adolescente, Território, Violência, Questão Social.

Resumen

O presente trabalho tem por objetivodiscutir, ainda que de forma brevemente, sobre o tema “território” enquanto umaspecto de relevância junto ao enfrentamento das expressões da questão social –aqui sendo destacada a violência contra crianças e adolescentes – de modo aassegurar o envolvimento das políticas sociais e dos órgãos de proteção egarantias de direitos, a partir da instauração de uma rede de proteção, o quesupõe conhecer os riscos, as vulnerabilidades sociais a que estão sujeitos, bemcomo dos recursos que contam para enfrentar tais situações com menor danopessoal e social possível. A partir do que é evidenciado nas particularidades decada território se possa formular ações que venham ao encontro das necessidadesconcreta da população alvo.

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Biografía del autor/a

Alicia Santolini Tonon, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

Graduada em Serviço Social, 2009, pela Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente e mestranda do curso de Mestrado Serviço Social e Políticas Sociais, da Universidade Estadual de Londrina – PR

Vera Lucia Tieko Suguihiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

Doutora em Serviço Social e Política Social pela PUC/SP. Professora doCurso de Graduação e do Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual deLondrina e membro do Núcleo de Gestão em Política Social da UEL. suguihiro@uel.br

Publicado

2014-12-29

Cómo citar

TONON, A. S.; SUGUIHIRO, V. L. T. O território e a intervenção profissional frente à violência enquanto uma expressão da questão social. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 113–134, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v17n1p113. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/16295. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

Artigos