Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v14n2p3Keywords:
Políticas SociaisAbstract
As questões postas hoje aos profissionais que atuam nas áreas relacionadas às políticas públicas, com foco nas políticas sociais, passam pela reflexão sobre o caráter do Estado e sobre as formas objetivas como se dão as ações especificas dos governos sobre, por exemplo, o fundo público e as novas formas de organização do trabalho. Essas temáticas são objeto dos dois artigos que encabeçam a presente coletânea que Serviço Social em Revista apresenta aos seus leitores no presente número.
Uma desafiante crítica à perspectiva positivista de compreensão da realidade social inicia um bloco de artigos que tem como objeto o debate sobre práticas sociais voltadas a segmentos específicos da população: mulheres em tratamento de câncer, adolescentes que cometem atos infracionais, violência doméstica contra crianças e adolescentes. Outros dois artigos, nessa mesma perspectiva, discutem propostas de intervenção bem específicas: um deles reflete a intervenção a partir do Programa de Cuidado Domiciliar no Brasil e outro apresenta o Programa Família Curitibana.
Discussões focadas no Serviço Social como profissão, como de costume, também tiveram espaços neste número de nosso periódico. Um artigo discute condições de trabalho dos assistentes sociais à partir de uma pesquisa realizada no interior do estado do Paraná, mais especificamente em Guarapuava. Outro apresenta a discussão de um grupo de profissionais vinculados à Unitau sobre a formação continuada e a pós-graduação.
Encerrando o rol de artigos do presente número, apresentamos um levantamento atualizado da literatura científica sobre o uso de álcool por mulheres realizado por pesquisadora vinculada à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.
Esperamos que nossos leitores aproveitem a leitura dos artigos aqui reunidos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.