Estágio em Serviço Social:

desafios e contradições na efetivação de uma proposta processual de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2025.v28.51818

Palavras-chave:

Estágio, Serviço Social, Ultraneoliberalismo

Resumo

Esse artigo apresenta uma análise bibliográfico-documental sobre o estágio supervisionado em Serviço Social, suas contingências históricas e seus desafios e contradições no contexto do ultraneoliberalismo. Por meio de um percurso crítico-analítico, foi possível observar que o estágio nos cursos brasileiros de Serviço Social acompanhou até certa medida os movimentos educacionais prevalentes, sofrendo também influxos dos aportes teórico-metodológicos que eram predominantes historicamente na formação profissional. Essa estrutura se modificou substancialmente a partir da incursão pela Teoria Social Crítica e maturidade intelectual da profissão, ocorrida nos anos 1980-1990, em que o estágio supervisionado passou a ser mais debatido e a ser conformado centrado no caráter ensino-aprendizagem. No entanto, o cenário ultraneoliberal coloca desafios e contradições na efetivação dessa proposta, principalmente porque desestruturada e desregulamenta o trabalho e o ensino, ao passo que também ergue entraves para um projeto e prática profissional transformadoras.

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Biografia do Autor

José Carlos do Amaral Junior, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR-EMATER (IDR-Paraná).

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade. Assistente Social e Historiador.

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Publicado

24-08-2025

Como Citar

AMARAL JUNIOR, José Carlos do. Estágio em Serviço Social: : desafios e contradições na efetivação de uma proposta processual de ensino-aprendizagem. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 28, n. 1, p. e 51818 , 2025. DOI: 10.5433/1679-4842.2025.v28.51818. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/51818. Acesso em: 5 dez. 2025.