Estágio em Serviço Social:
desafios e contradições na efetivação de uma proposta processual de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2025.v28.51818Palavras-chave:
Estágio, Serviço Social, UltraneoliberalismoResumo
Esse artigo apresenta uma análise bibliográfico-documental sobre o estágio supervisionado em Serviço Social, suas contingências históricas e seus desafios e contradições no contexto do ultraneoliberalismo. Por meio de um percurso crítico-analítico, foi possível observar que o estágio nos cursos brasileiros de Serviço Social acompanhou até certa medida os movimentos educacionais prevalentes, sofrendo também influxos dos aportes teórico-metodológicos que eram predominantes historicamente na formação profissional. Essa estrutura se modificou substancialmente a partir da incursão pela Teoria Social Crítica e maturidade intelectual da profissão, ocorrida nos anos 1980-1990, em que o estágio supervisionado passou a ser mais debatido e a ser conformado centrado no caráter ensino-aprendizagem. No entanto, o cenário ultraneoliberal coloca desafios e contradições na efetivação dessa proposta, principalmente porque desestruturada e desregulamenta o trabalho e o ensino, ao passo que também ergue entraves para um projeto e prática profissional transformadoras.
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