A medida socioeducativa de internação nos Centros de Socioeducação do Paraná: uma revisão sistemática das teses e dissertações no estado

Autores

  • Silmara Carneiro e Silva Universidade Estadual de Londrina - UEL; Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG
  • Olegna de Souza Guedes Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2022v25n2p460

Palavras-chave:

Medida socioeducativa de internação, Centros de Socioeducação, Produção do Conhecimento, Universidades do Estado do Paraná

Resumo

A produção do conhecimento sobre a medida socioeducativa de internação revela-se necessária, na medida em que evidencia esforços, dificuldades e avanços na busca de garantia de direitos fundamentais de crianças e adolescentes.  Partiu-se neste artigo da análise dessa produção, no âmbito das universidades do estado do Paraná e, particularmente, as vinculadas às dissertações de mestrado e teses de doutorado, produzidas a partir do ano de 2012.  A delimitação desta data deve-se à Lei Federal 12.594/2012, que cria o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE e que lança luz à novas estratégias de gestão e novo direcionamento do trabalho nas instituições criadas para viabilizar as medidas de internação. Objetiva-se, no artigo, evidenciar o foco e a importância da produção do conhecimento sobre tais medidas a partir deste marco legal. A pesquisa é de caráter quantiqualitativo e cunho descritivo-exploratório; foi construída através de uma revisão bibliográfica sistemática dessas teses e dissertações. Os resultados indicam duas perspectivas na produção: uma voltada à realidade e para o perfil dos adolescentes em conflito com a lei e a outra direcionada à própria medida socioeducativa de internação e ao trabalho profissional desenvolvido nos CENSEs.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silmara Carneiro e Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL; Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

Pós-doutoranda e Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professora  do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Professora Afiliada da Texas Tech University - TTU. 

Olegna de Souza Guedes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora da Universidade Estadual de Londrina -UEL. 

Referências

ALARCÃO, Ana Carolina Jacinto. O protagonismo do jovem na violência da auto e heteroagressão: da análise à compreensão do fenômeno. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2017.

AYALA, Camila Soprani. Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação: um estudo sobe a escolarização nos anos de 2016 e 2017 no Centro de Socioeducação de Foz do Iguaçu – PR. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, 2018.

BASTOS, Jackeline da Graça Bastos. Estilos parentais e adolescentes em conflito com a lei: investigando relações. 2018. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2018.

BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES – BDTD. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Content/whatIs. Acesso em: 11 dez. de 2021.

BRASIL. Lei Federal 12.594 de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional; e altera as Leis [...]. Brasília: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil03/ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm. Acesso em: 11 dez. de 2021.

BRINGUENTTI, Eliane Tschá. A rede de atendimento: conexões que envolvem o programa de internação para adolescentes em conflito com a lei no município de Pato Branco – PR. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, PR, 2017.

BUENO, Rosa Elena. Capitães de areia de ontem e hoje: uma releitura à luz dos direitos humanos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2014.

CALEIRO, Fernanda Mendes. Efeitos de um programa de intervenção analítico-comportamental com adolescentes em conflito com a lei. 2014. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2014.

CARDOZO, Eduardo de Lara. Enfoque CTS no livro didático de geografia na educação prisional à distância. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR, 2019. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.972202809

CARLOS, Viviani Yoshinaga. Os fundamentos pedagógicos que sustentam a socioeducação no Brasil: desvendando os nexos da proposta construída ao longo de um século. 2019. Tese (Doutorado em Serviço Social e Política Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2019.

CARRIEL, Paola Caroline. Aqui é cada um por si e todos por todos: jovens e a experiência de privação de liberdade. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2014.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Tabela de área de conhecimento. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/documents/11871/24930 /TabeladeAreasdoConhecimento.pdf/d192ff6b-3e0a-4074-a74d-c280521bd5f7. Acesso em: 1 dez. 2021.

COSSETIN, Márcia. Socioeducação no Estado do Paraná: os sentidos de um enunciado necessário. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, 2012.

COSTA, Ricardo Peres da. Estudo sobre as funções do educador social na política de socioeducação do Paraná. 2014. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2014.

COSTA, Ricardo Peres da. O trabalho do agente de segurança socioeducativo na socioeducação: processos de estranhamento e alienação na construção de uma identidade profissional. 2020. Tese (Doutorado em Serviço Social e Política Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2020.

COSTA, Vinícius Oliveira Costa. A relação entre a escola, o ensino de línguas e o abandono escolar: um olhar a partir das crenças e experiências de adolescentes com quem a lei entra em conflito. 2012. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012.

ETTO, Rodrigo Mazer. A influência de fatores sociais na linguagem de adolescentes privados de liberdade. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018. DOI: https://doi.org/10.15210/norus.v6i9.13684

FARIAS, Lilian Cristina Penteado de. Escolarização e profissionalização na medida socioeducativa de internação no Paraná: O discurso do protagonismo juvenil nos Cadernos de Socioeducação (2010). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, 2015.

FERRAZ, Terezinha. O serviço social no âmbito da socioeducação nas regiões oeste e centro-oeste do Estado do Paraná: uma análise à luz dos direitos humanos. 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, PR, 2015. DOI: https://doi.org/10.12957/rep.2016.27864

FINGER, Luciana Mara. A “comum-idade”, a prática socioeducativa de internação e o adolescente infrator. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2012.

GIANGARELLI, Patrícia Marcusso. Criminalização dos adolescentes pobres: a medida socioeducativa de internação como expressão do Estado penal. 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2015.

GUSMÃO, Franceline Priscila Gusmão. Para além da “fala do crime”: interações sociais e disputadas de legitimidade vivenciadas por jovens “envolvidos” no “mundo do crime”, Londrina - PR. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2018.

LOPES, Geniela. Análise do perfil do adolescente em uma unidade socioeducativa de internação do Paraná. 2012. 63 f. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR 2012.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MACHADO, Jacqueline Mari. Processos de resolução de problemas e incidência de estresse em socioeducadores da medida de internação feminina paranaense. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2017.

MARTINS, Alessandra de Souza. Condição bucal de adolescentes autores de ato infracional assistidos pelo Centro de Socioeducação de Ponta Grossa e fatores associados. 2012. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2012.

MOLIN, Douglas Dal. As contribuições da justiça restaurativa na execução das medidas socioeducativas de privação e restrição de liberdade no município de Ponta Grossa - PR. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2019.

OLIVEIRA, Lucilene Lusia Adorno de. A delinquência e a (im) possibilidade de se significar como autor no discurso matemático. 2015. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2015.

PEREIRA, Alessandra de Paula Pereira. Passado, presente e futuro: projetos de vida de adolescentes em privação de liberdade. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2018.

PEREIRA, Marcela Aparecida Tasso. Uso de substâncias psicoativas e condições de saúde bucal de adolescentes em conflito com a lei. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2012.

PEREIRA, Marlei Cleis. A leitura no contexto de privação de liberdade: análise da abordagem de leitura no livro didático. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2015.

PLATAFORMA LATTES. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 1 dez. 2021.

RAGIEVICZ, Matheus França Ragievicz. Vozes que sangram, paredes que falam: da falha e do impossível no discurso. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2019.

ROBERT, Cassiano. As percepções dos(as) trabalhadores(as) quanto à rotina e sua influência na saúde mental de adolescentes internados(as) nos Centros de Socioeducação (CENSE) do Estado do Paraná. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2020.

SANTOS, Maria Christina dos. Políticas de proteção social direcionadas às famílias de adolescentes em cumprimento de medida privativa de liberdade, no estado do Paraná, no período de 2006 a 2010. 2013. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2013.

SCHOLZ, René Gomes. Educomunicação e socioeducação: a implantação e desenvolvimento da rádio escola São Francisco. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2017.

SILVESTRE, Luciana Pavowski Franco. Privação de liberdade e a criminalização de adolescentes: um estudo sobre o Centro de Socioeducação de Ponta Grossa – PR. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2013.

SOUZA, Laís de Oliveira Souza. Custo da unidade de medida socioeducativa de internação: um estudo exploratório no CENSE Londrina II. 2016. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2016a.

SOUZA, Luciano Aparecido. Criminalidade juvenil: significados e sentidos para “reincidentes” em medidas socioeducativas de internação no Estado do Paraná. 2016. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2016b.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Portal da socioeducação. Disponível em: https://socio educacao.unb.br/. Acesso em: 6 dez. 2021.

VELOSO, Valdenir Batista. O jovem em conflito com a lei e o direito à educação básica nos Centros de Socioeducação do Paraná (2006-2015). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2017.

ZENERATTI, Gabriella Mariano Munhoz. A dimensão ética na elaboração de relatórios sociais: reflexões sobre o cotidiano profissional. 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2015.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

SILVA, S. C. e; GUEDES, O. de S. A medida socioeducativa de internação nos Centros de Socioeducação do Paraná: uma revisão sistemática das teses e dissertações no estado. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 460–486, 2022. DOI: 10.5433/1679-4842.2022v25n2p460. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/45548. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos