Banco Mundial e educação no Brasil: a consolidação da lógica privatista e mercantilizada do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2021v24n2p618

Palavras-chave:

Banco Mundial, política educacional, privatização, mercantilização, Brasil

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a influência do Banco Mundial (BM) na política educacional brasileira. Objetiva analisar os últimos relatórios publicados pelo BM para identificar as diretrizes propostas para a educação nos países da periferia capitalista, em especial o Brasil. De acordo com os nossos estudos identificamos uma tendência na adequação da política educacional brasileira proposta por esta organização internacional, em que se destaca a tecnificação, mercantilização e privatização do ensino superior, atendendo aos interesses do capital internacional e financeiro.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ednéia Alves Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Política e Ação do Serviço Social

Jessica Adrielle Tomáz, Assistente Social da educação

Assistente Social, Mestre pela Programa de Pós Graduação em serviço Social da UFJF

Referências

ANDIFES; FONAPRACE. IV Pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras em 2014. Universidade Federal de Uberlândia (UFU): Uberlândia, julho de 2016. Disponível em: <http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Pesquisa-de-Perfil-dos-Graduanso-das-IFES_2014.pdf> Acesso em: 15 abr. 2018.

BANCO MUNDIAL. El financiamiento de la educación en los países en desarrollo: opciones de política. Washington, 1986. Disponível em: http://documentos.bancomundial.org/curated/es/614071468163754682/El-financiamiento-de-la-educacion-en-los-paises-en-desarrollo-opciones-de-politica> Acesso em: 20 ago. 2018.

BANCO MUNDIAL. Prioridades y estratégias para la educación: examen del Banco Mundial. Washington, 1996. Disponível em: http://documents1.worldbank.org/curated/pt/715681468329483128/pdf/14948010spanish.pdf > Acesso em: 18 jul. 2018.

BANCO MUNDIAL. Como procurar las capacidades necesarias para la economia del conocimiento: el Banco Mundial en la educación terciaria de América Latina y el Caribe. Washington, 2002. Disponível em: <http://documents.worldbank.org/curated/pt/164861468774286476/Como-procurar-las-capacidades-necesarias-para-la-economia-del-conocimiento-el-Banco-Mundial-en-la-educacion-terciaria-de-America-Latina-y-el-Caribe> Acesso em: 11 set. 2018.
BANCO MUNDIAL. Um Ajuste Justo: Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Revisão Das Despesas Públicas. Volume I: Síntese. Washington, 2017. Disponível em: <http://www.worldbank.org/pt/country/brazil/publication/brazil-expenditure-review-report> Acesso em: 05 de mar. 2018.

BRASIL. MEC. Estudantes inadimplentes poderão renegociar as dívidas com o Fies a partir do segundo semestre. Brasília: 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/213-1762821894/65601-estudantes-inadimplentes-poderao-renegociar-as-dividas-com-o-fies-a-partir-do-segundo-semestre > Acesso em: 11 nov. 2018.

CASTRO, F. Em crise, Fapemig corta 5 mil bolsas de iniciação científica e novos editais. Jornal online Direto da ciência, 2019. Disponível em: <http://www.diretodaciencia.com/2019/03/01/em-crise-fapemig-corta-5-mil-bolsas-de-iniciacao-cientifica-e-novos-editais/> Acesso em 08 mar. 2019.

CHESNAIS, F.. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

CHESNAIS, F. O neoliberalismo sob a hegemonia norte americana. In: CHESNAIS, François (Org.). A finança mundializada: raízes sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo: Boitempo, 2005. p. 85- 108.

FERREIRA, A. T. S.; PEREIRA, L. D.; SOUZA, A. C. V.. Ensino superior mercantilizado e seus impactos para o perfil profissional de Serviço Social. In: Educação e Serviço Social: Subsídios para uma análise crítica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017. p.187-209.

LIMA, K. R. S. O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 86-94, jan./jun. 2011.

MARTINS, J.R. Immanuel Wallerstein e o sistema-mundo: uma teoria ainda atual? Iberoamérica Social: Revista-Red de Estudios Sociales (V), p. 95-108. 2015. Disponível em: <http://iberoamericasocial.com/immanuel-wallerstein-e-o-sistema-mundo-uma-teoria-ainda-atual/> Acesso em: 10 fev. 2018.

MARX, K. Crítica do Programa de Gotha. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2012.
MELO, A. A. S.. A mundialização da educação: neoliberalismo e social-democracia no Brasil e na Venezuela. Revista Trabalho, educação e saúde [online], vol.3, n.2, p.397-408. 2005.Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462005000200008> Acesso em: 19 jul. 2018.

NETTO, J. P.. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2005. p.13-112.

NEVES, L. M. W. As reformas da educação escolar brasileira e a formação de um intelectual urbano de novo tipo. In: Anais da 27ª Reunião Anual da ANPED, 2004, Caxambu: ANPED, 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/t0510.pdf> Acesso em: 7 mar. 2019.

OLIVEIRA, C. M. As Influências do Banco Mundial na Política educacional: o foco na educação e na regulação social. Reunião científica regional da ANPED: Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. UFPR: Curitiba/PR. 2016. ISBN: 978-85-8465-013-2. Disponível em: <http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/eixo4_CAROLINE-MARI-DE-OLIVEIRA.pdf> Acesso em: 28 mar. 2018.

TOMÁZ, Jéssica Adrielle Pereira. Uma análise dos relatórios do Banco Mundial e a mercantilização da educação nos países periféricos em particular o Brasil. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Serviço Social, 2019.

Downloads

Publicado

26-08-2021

Como Citar

OLIVEIRA, E. A.; TOMÁZ, J. A. Banco Mundial e educação no Brasil: a consolidação da lógica privatista e mercantilizada do ensino superior. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 618–634, 2021. DOI: 10.5433/1679-4842.2021v24n2p618. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/40781. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos