Banco Mundial e educação no Brasil: a consolidação da lógica privatista e mercantilizada do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2021v24n2p618

Palavras-chave:

Banco Mundial, política educacional, privatização, mercantilização, Brasil

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a influência do Banco Mundial (BM) na política educacional brasileira. Objetiva analisar os últimos relatórios publicados pelo BM para identificar as diretrizes propostas para a educação nos países da periferia capitalista, em especial o Brasil. De acordo com os nossos estudos identificamos uma tendência na adequação da política educacional brasileira proposta por esta organização internacional, em que se destaca a tecnificação, mercantilização e privatização do ensino superior, atendendo aos interesses do capital internacional e financeiro.

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Biografia do Autor

Ednéia Alves Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Política e Ação do Serviço Social

Jessica Adrielle Tomáz, Assistente Social da educação

Assistente Social, Mestre pela Programa de Pós Graduação em serviço Social da UFJF

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Publicado

26-08-2021

Como Citar

OLIVEIRA, Ednéia Alves; TOMÁZ, Jessica Adrielle. Banco Mundial e educação no Brasil: a consolidação da lógica privatista e mercantilizada do ensino superior. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 618–634, 2021. DOI: 10.5433/1679-4842.2021v24n2p618. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/40781. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos