Inserção profissional e formação continuada de egressas/os de graduação em Serviço Social
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2020v23n2p506Palavras-chave:
Formação continuada, Mercado de trabalho, Egressos. Universidade, Serviço Social.Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar aspectos da inserção profissional e/ou formação continuada de egressos de um curso de bacharelado em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participaram 82 egressas/os concluintes entre o período de 2014 a 2018, que responderam às questões de um questionário online, especificamente elaborado e validado à pesquisa, buscando informações concernentes à sua inserção profissional e/ou formação continuada. Também foram realizadas cinco entrevistas com formadas/os em Serviço Social da UFSM. De maneira geral, constatou-se que a maioria das/os formadas/os estava inserida no mercado de trabalho, predominantemente fora de sua área de formação. Entre aquelas/es que estavam trabalhando na área, verificou-se, além da baixa remuneração, também o descumprimento da lei Nº 12.317/ 2010 que dispõe sobre a jornada de trabalho das/os assistentes sociais, prevista para o máximo de 30 horas semanais. Em contrapartida, percebeu-se como perspectivas e possibilidades, a realização de atividades de formação continuada em Serviço Social, com destaque para cursos de especialização, mestrado e doutorado. As evidências encontradas podem fornecer indicadores acerca da qualidade do ensino em Serviço Social da UFSM, bem como contribuir para o aprimoramento contínuo da formação inicial oferecida aos estudantes deste curso.Downloads
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