O Estado burguês e a prisão: algumas considerações sobre a funcionalidade do aprisionamento no sistema capitalista

Autores

  • Dione Lolis Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo Moraes da Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2017v20n1p197

Palavras-chave:

Estado, Prisão, Capitalismo, Superpopulação relativa, Força de trabalho

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a funcionalidade da prisão no sistema capitalista de produção. Faz uma discussão teórica, fundamentada em autores que analisam a essência do Estado e da prisão, do Estado burguês e do aprisionamento no capitalismo. Parte da concepção de que a prisão configura-se como um dos elementos materiais que constituem a força do Estado burguês e, consequentemente, possui um papel fundamental na dominação e exploração de classe. Constata que, assim como o próprio Estado burguês, as funções da prisão são determinadas de acordo com os estágios do desenvolvimento capitalista, evidenciando o fato de que tal instituição apresenta-se como um importante instrumento estatal no âmbito da regulação da força de trabalho, sobretudo no terreno em que Marx denominou de superpopulação relativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dione Lolis, Universidade Estadual de Londrina

Assistente Social. Mestre em Serviço Social (PUC/SP). Doutora em Sociologia (Unesp/FCLAR). Docente do Curso de Serviço Social Universidade Estadual de Londrina.

Leonardo Moraes da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Assistente Social. Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Downloads

Publicado

29-03-2018

Como Citar

LOLIS, D.; MORAES DA SILVA, L. O Estado burguês e a prisão: algumas considerações sobre a funcionalidade do aprisionamento no sistema capitalista. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 197–214, 2018. DOI: 10.5433/1679-4842.2017v20n1p197. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/32178. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos