O fazer profissional do/a assistente social na unidade de terapia intensiva do HUOL: uma análise sob o olhar dos usuários
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v17n2p146Palavras-chave:
Serviço Social, Saúde, Terapia Intensiva Adulto, Usuários.Resumo
Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que teve como objetivo analisar o entendimento dos usuários a respeito do fazer profissional dos/as Assistentes Sociais em Unidade de Terapia Intensiva adulto (UTI). A metodologia utilizada foi a qualitativa com amostra não probabilística intencional a partir de doze entrevistas semi-estruturadas, sendo seis com pacientes da UTI e seis com visitantes. Os resultados apontam uma forte relação entre a escolaridade e a renda dos sujeitos, entre o sexo feminino e o cuidado aos outros e a percepção do Serviço Social como profissão que deve resolver todos os problemas do usuário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.