Vulnerabilidade social como critério utilizado na política de assistência estudantil: uma análise conceitual e empírica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v17n1p27Palavras-chave:
Vulnerabilidade Social, Assistência Estudantil, Ensino Superior.Resumo
O critério de vulnerabilidade social é incorporado em diferentes programas, para análise das condições de pobreza e exclusão social. Pelo presente estudo, buscou-se examinar de forma conceitual e empírica, o critério de vulnerabilidade social adotado na assistência estudantil da Universidade Federal de Viçosa/MG, para seleção dos estudantes beneficiados, por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário. Relacionou-se a vulnerabilidade social à exclusão social e aos riscos e abordou-se a percepção dos estudantes sobre o tema. Conclui-se que a abordagem empírica remete-se à conceitual, estando a vulnerabilidade social concentrada em indicadores econômicos e sociais, representados pela renda, posse de ativos, trabalho, saúde e estrutura familiar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Junia Zacour del Giúdice, Maria das Dores Saraiva Loreto, Denilson Santos Azevedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.




