Programa escola de pais: uma proposta de intervenção junto a pais de adolescentes institucionalizados

Autores

  • Helen Patricia Paulino Furtado Centro de Socioeducação de Londrina
  • Carla Maria Lima Braga Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2011v14n1p145

Palavras-chave:

Adolescentes, Família, Intervenção, Instituição, Desenvolvimento integral, Psicanálise.

Resumo

O artigo apresenta o Programa Escola de Pais, desenvolvido no Centro de Socioeducação Londrina II com os familiares dos adolescentes internados na instituição. Constitui-se em uma modalidade de ação construtiva e emancipatória em consonância com o objetivo superior da instituição, qual seja o de promover o desenvolvimento integral dos socioeducandos. Proporciona apoio, escuta, orientação e aprendizado aos pais, focalizando a melhoria e o fortalecimento das relações familiares, visando a sua harmonia. O programa atende aos dispositivos legais estabelecidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como aos princípios do SINASE ? Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, cujas diretrizes reconhecem a importância e a responsabilidade da família para o desenvolvimento infantojuvenil. As ações teóricas e práticas são fundamentadas no referencial teórico psicanalítico, sobretudo nos escritos do pediatra e psicanalista D. W. Winnicott acerca da Teoria do Amadurecimento Pessoal, a respeito da adolescência e da tendência antissocial. Este trabalho foi desenvolvido a partir de intervenção junto a famílias, e a avaliação qualitativa das reuniões foi realizada por meio da análise do discurso dos participantes, tendo sido utilizado o método interpretativo psicanalítico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Helen Patricia Paulino Furtado, Centro de Socioeducação de Londrina

Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina Especialista em Psicologia Clínica e Psicanálise pela Universidade Estadual de Londrina. Psicóloga do Centro de Socioeducação de Londrina II Coordenadora do Programa Escola de Pais do CENSE Londrina II

Carla Maria Lima Braga, Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga. Docente do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação pela Uel. Doutora em Psicologia pela PUCCamp.

Downloads

Publicado

15-07-2011

Como Citar

FURTADO, H. P. P.; BRAGA, C. M. L. Programa escola de pais: uma proposta de intervenção junto a pais de adolescentes institucionalizados. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 145–172, 2011. DOI: 10.5433/1679-4842.2011v14n1p145. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/10432. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos