Programa escola de pais: uma proposta de intervenção junto a pais de adolescentes institucionalizados
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2011v14n1p145Palavras-chave:
Adolescentes, Família, Intervenção, Instituição, Desenvolvimento integral, Psicanálise.Resumo
O artigo apresenta o Programa Escola de Pais, desenvolvido no Centro de Socioeducação Londrina II com os familiares dos adolescentes internados na instituição. Constitui-se em uma modalidade de ação construtiva e emancipatória em consonância com o objetivo superior da instituição, qual seja o de promover o desenvolvimento integral dos socioeducandos. Proporciona apoio, escuta, orientação e aprendizado aos pais, focalizando a melhoria e o fortalecimento das relações familiares, visando a sua harmonia. O programa atende aos dispositivos legais estabelecidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como aos princípios do SINASE ? Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, cujas diretrizes reconhecem a importância e a responsabilidade da família para o desenvolvimento infantojuvenil. As ações teóricas e práticas são fundamentadas no referencial teórico psicanalítico, sobretudo nos escritos do pediatra e psicanalista D. W. Winnicott acerca da Teoria do Amadurecimento Pessoal, a respeito da adolescência e da tendência antissocial. Este trabalho foi desenvolvido a partir de intervenção junto a famílias, e a avaliação qualitativa das reuniões foi realizada por meio da análise do discurso dos participantes, tendo sido utilizado o método interpretativo psicanalítico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.