Ll’enseignant et les representations de la culture dans le processus d’enseignement/apprentissage du fle
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p157Palavras-chave:
Professor, diversidade cultural, livro didaticoResumo
O professor e o aprendiz dividem não somente valores comuns, mas principalmente valores de emancipação que atravessam as culturas e as civilizações e, além das diferenças, consolidam as mesmas aspirações. Tanto um como o outro estão diretamente relacionados por um dos desafios do século XXI, alcançar a conciliação de valores universais e do respeito à diversidade cultural. A sociedade brasileira é desigual e continua marcada pela discriminação racial. A despeito dessa herança, ela não tem nada a invejar à sociedade francesa. Seu multiculturalismo é muito mais perceptível nas mídias e nas instituições do que na França. Podemos descrever assim o cenário pedagógico da sala de aula de FLE no Brasil de hoje: de um lado, um publico receptor que tem todas as informações ao alcance da mão e que vivencia um modelo mundial de coabitação cultural; de outro lado, um material didático que se diz transmissor do ensino de uma língua/cultura nesse começo de século, mas que desconhece a amplitude e a complexidade das relações. Entre esses dois pólos, a utilização dos manuais e a pratica real dos professores constituem o maior desafio.
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