Uma proposta descritiva dos usos dos verbos ser e estar em português língua materna voltada para o ensino de PL2E

Auteurs-es

  • Bruno Andrade Rodrigues Faculdade Paraíso

DOI :

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p283

Mots-clés :

predicador, definidor semântico, predicação

Résumé

Este trabalho visa à exposição de um modelo de análise dos usos dos verbos ser e estar em predicações simples, articulados a sintagmas preposicionados (SP) em português língua materna, que forneça subsídios ao ensino de PL2E. Embora entendamos tais verbos como predicadores e, portanto, núcleo oracional, sua significação é construída na relação com o sintagma preposicionado que lhes é adjacente. Tais sintagmas cumprem a função de definidor semântico.

 

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Biographie de l'auteur-e

Bruno Andrade Rodrigues, Faculdade Paraíso

Mestre em Letras e especialista em Português como língua estrangeira, na PUC-RJ. Atualmente, doutorando em Letras nessa mesma instituição. Docente de Letras da faculdade Paraíso.

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Publié-e

2011-12-20

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RODRIGUES, B. A. Uma proposta descritiva dos usos dos verbos ser e estar em português língua materna voltada para o ensino de PL2E. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 283–295, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p283. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8411. Acesso em: 15 mai. 2024.