Mudando paradigmas em leitura de textos: a orquestração do professor, o pensar alto em grupo e a técnica do “revozeamento”

Auteurs-es

  • Vilma Lemos Lael Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP

DOI :

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p261

Mots-clés :

práticas de leitura, professor orquestrador, “pensar alto em grupo”

Résumé

Práticas de leitura de textos em português têm sido alvo de muitos pesquisadores. Pesquisas nacionais e internacionais apontam este como um ponto frágil da educação brasileira. Este artigo objetiva mostrar uma mudança de atuação docente, por meio do pensar alto em grupo, um instrumento pedagógico e uma metodologia de pesquisa, aliado à técnica do “revozeamento”, cujo objetivo é valorizar as contribuições dos estudantes durante discussão de textos em grupo. Os dados referem-se a uma classe de universitários de Publicidade e Propaganda. Os resultados benéficos traduziram-se em um professor orquestrador das vozes dos alunos, relações menos conflituosas e alunos mais autoconfiantes, reflexivos e críticos.

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Biographie de l'auteur-e

Vilma Lemos, Lael Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP

Pós-doutoranda na Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - Lael, da PUC-SP

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Publié-e

2011-12-20

Comment citer

LEMOS, V. Mudando paradigmas em leitura de textos: a orquestração do professor, o pensar alto em grupo e a técnica do “revozeamento”. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 261–282, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p261. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8290. Acesso em: 21 mai. 2024.