Introduções de artigos de pesquisa de marketing escritos em japonês

Autores

  • Rodrigo Moura Lima de Aragão FFLCH-USP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p101

Palavras-chave:

Escrita acadêmica japonesa, Análise de gênero, Movimentos e passos retóricos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi buscar elementos que possibilitassem compreender melhor os artigos de pesquisa escritos em japonês da área de marketing. Para tanto, procedeu-se a uma análise de exemplares da seção “introdução” de artigos de pesquisa japoneses de marketing, tendo-se como ponto de partida o modelo Create a Research Space, de Swales (1990). A análise desenvolvida teve como objeto 12 introduções de artigos de pesquisa japoneses do periódico Mâketingu Jânaru e evidenciou características particulares desse corpus em termos de movimentos e passos retóricos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Moura Lima de Aragão, FFLCH-USP

Bacharel em Propaganda, Publicidade e Criação (Mackenzie) e em Letras - Português e Japonês (USP), é mestrando em Filologia e Língua Portuguesa (USP).

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Publicado

2010-12-02

Como Citar

ARAGÃO, R. M. L. de. Introduções de artigos de pesquisa de marketing escritos em japonês. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 101–112, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p101. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/5821. Acesso em: 30 abr. 2024.