O ensino da leitura no livro didático: uma avaliação, uma expectativa

Auteurs-es

  • Aparecida Feola Sella UNIOESTE

DOI :

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p289

Mots-clés :

Livro didático, leitura, implícito.

Résumé

Apresenta-se pesquisa acerca do ensino da leitura em livro didático direcionado para a 5ª série (atual sexto ano), com enfoque na forma como foi direcionada a formação de um leitor inquiridor. Objetiva-se demonstrar os vínculos possíveis entre as unidades do livro, estabelecidos para a leitura investigativa, das entrelinhas, e, portanto, do implícito. Considera-se a leitura numa perspectiva mais ampla e ainda a importância da modalidade oral. Faz-se uma pequena discussão relativa ao trabalho com a leitura na escola e tenta-se esboçar a análise realizada sobre o livro didático. Apresentam-se comentários acerca dos resultados obtidos, e ainda apresentam-se considerações relativas a possibilidades de se trabalhar de forma diferenciada as unidades do livro didático sob análise.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Biographie de l'auteur-e

Aparecida Feola Sella, UNIOESTE

Docente do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Letras da UNIOESTE

Téléchargements

Publié-e

2010-06-10

Comment citer

SELLA, A. F. O ensino da leitura no livro didático: uma avaliação, uma expectativa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 289–303, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n1p289. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4977. Acesso em: 26 mai. 2024.