Influência das crenças pessoais do professor de língua estrangeira na sua prática pedagógica

Auteurs-es

  • Ludoviko dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Izabel R. Tognato Universidade Estadual de Londrina

DOI :

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2000v3n1p141

Mots-clés :

Crenças, Professor de língua estrangeira, Saber do professor.

Résumé

Muitos educadores têm desenvolvido pesquisas, projetos, teses, dissertações sobre o processo de ensino-aprendizagem analisando as atitudes didático-pedagógicas do professor e os requisitos necessários à docência. Contudo, o que se tem observado é que as pesquisas, geralmente, são direcionadas à formação profissional do professor, ou seja, o que deveria ser considerado ou valorizado no conjunto de conhecimentos de quem ensina. Trata-se de um quadro comum que tem mostrado discussões sobre os conhecimentos teóricos do professor e sua relação com o contexto de sala de aula, visando compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem. Tal quadro, que aborda o saber do professor e/ou o contexto escolar não tem levado a mudanças relevantes de práticas pedagógicas inadequadas.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Ludoviko dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Português pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997).

 

Maria Izabel R. Tognato, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publié-e

2000-07-15

Comment citer

SANTOS, L. dos; TOGNATO, M. I. R. Influência das crenças pessoais do professor de língua estrangeira na sua prática pedagógica. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 141–151, 2000. DOI: 10.5433/2237-4876.2000v3n1p141. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4490. Acesso em: 15 mai. 2024.