Fatores da Construção de conhecimentos de futuros professores de inglês em uma situação de aprendizagem de língua em um curso de letras

Auteurs-es

  • Solange Teresinha Ricardo de Castro Universidade de Taubaté

DOI :

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p51

Mots-clés :

Construção de conhecimentos, Futuros professores de inglês, Conhecimentos docentes, Conhecimentos lingüísticos.

Résumé

O objetivo deste trabalho é discutir os fatores envolvidos na construção de conhecimentos de futuros professores de inglês nas aulas de Língua Inglesa de um curso de Letras de uma universidade do interior do estado de São Paulo, tendo como base os conceitos de participação guiada, de intersubjetividade, de mediação simbólica, de afetividade e de valoração. Para tanto, o estudo se apóia nos resultados da análise das discussões sobre a aprendizagem de inglês de dez alunos desse curso nos anos de 2005 e 2006. Esses resultados apontam como esses fatores se entrelaçam nas atividades de sala de aula para construir conhecimentos não só sobre a língua inglesa, mas também sobre ensinar e aprender essa língua estrangeira.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Biographie de l'auteur-e

Solange Teresinha Ricardo de Castro, Universidade de Taubaté

Professora licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo (1974), mestre em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Professora titular na Universidade de Taubaté – UNITAU.

Téléchargements

Publié-e

2007-07-15

Comment citer

CASTRO, S. T. R. de. Fatores da Construção de conhecimentos de futuros professores de inglês em uma situação de aprendizagem de língua em um curso de letras. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 51–72, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n1p51. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3968. Acesso em: 17 mai. 2024.