A palatalização das oclusivas [t] e [d] na aquisição do português por nativos americanos e espanhóis: implicações ao ensino
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p223Palabras clave:
variação fonética, aquisição de segunda língua, fatores linguísticos e extralinguísticos.Resumen
Este trabalho propõe a análise de um fenômeno de variação fonética na aquisição do português como língua estrangeira por nativos americanos e espanhóis: a palatalização das oclusivas [t] e [d] em palavras como dica ['dIk«] ~ ['dZIk«] e tive ['tivI] ~ ['tSivI]. Buscamos comparar a variação encontrada no português falado por americanos com a variação encontrada no português falado por nativos espanhóis e comprovar nossa hipótese de que as dificuldades que falantes de outras línguas enfrentam, ao aprender a língua portuguesa, apresentam-se como fenômenos naturais de variação e são condicionados por fatores linguísticos e extralinguísticos. Por fim, procuramos refletir sobre a formação adequada do professor de português como língua estrangeira e oferecer contribuições para a área de português para falantes de outras línguas (PPFOL). Para a realização desta pesquisa dividimos a fala de 11 informantes americanos e 11 espanhóis em estilos que vão dos informais até os mais formais. As conclusões a que chegamos com essa pesquisa levaram-nos a pensar no ensino do português para estrangeiros sob um novo prisma, que considere a formação dos profissionais que trabalharão nessa área de maneira diferente daqueles que trabalharão com a língua portuguesa com falantes nativos do português.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Alessandra Dutra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










