Inserções parentéticas em aulas para o ensino médio e superior

Autores/as

  • Paulo de Tarso Galembeck Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p237

Palabras clave:

Língua falada, Interação, Inserções parentéticas.

Resumen

O professor A. T. Castilho define três processos de construção da língua falada: a) ativação; b) reativação; c) desativação. Este trabalho estuda uma forma de ruptura tópica parcial, as inserções parentéticas, breves segmentos que não chegam a romper o tópico em andamento, e representam geralmente esclarecimentos, explicações ou opiniões pessoais. As inserções são classificadas de acordo com as seguintes variáveis: a) posição em relação à frase “hospedeira”; b) presença de marcadores conversacionais; c) elemento discursivo a que se voltam as inserções.

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Biografía del autor/a

Paulo de Tarso Galembeck, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras (Português e Francês) pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1990)'.

Publicado

2010-12-02

Cómo citar

GALEMBECK, Paulo de Tarso. Inserções parentéticas em aulas para o ensino médio e superior. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 237–252, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p237. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6533. Acesso em: 25 dic. 2024.