Dengue en Cifras en Cargos

Efectos de Significado de la Cuantificación Desde una Perspectiva Semiolingüística

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n2p92-108

Palabras clave:

quantificação

Resumen

En este estudio, considerando la interdependencia entre los planos situacional, discursivo y semiótico del lenguaje, se utilizan los postulados de la Gramática del Sentido y de la Expresión (Charaudeau, 1992, 2015) para compartir posibilidades de lectura y reflexión sobre un tema socialmente relevante en Brasil: el avance de la epidemia del dengue. Este tema será destacado a través de su semiotización en la caricatura contemporánea, a partir de las restricciones contractuales de este género discursivo en el campo periodístico-mediático. Desde esta perspectiva, se enfatizará la operación de cuantificación común a los datos recientes sobre el dengue en el país, con el fin de examinar los diferentes recursos léxicos utilizados por los caricaturistas y sus efectos de sentido. En consonancia con estos objetivos, se abordarán, en primer lugar, algunos presupuestos teóricos básicos de la teoría Semiolingüística; luego, se tratará la cuantificación y sus matices de sentido a la luz de la gramática del significado y de la expresión; y, por último, se examinará un corpus conformado por caricaturas sobre el tema mencionado según los postulados teórico-metodológicos referenciados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eveline Cardoso, https://orcid.org/0000-0002-4773-4445

Eveline Coelho Cardoso é doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018), com mestrado na mesma instituição (2011), e possui graduação e especialização em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Filologia da UERJ. Tem experiência docente em todos os segmentos da Educação Básica pública e na modalidade de Educação a Distância do Consórcio CEDERJ, onde atua como mediadora a distância do curso de licenciatura em Letras. Desenvolve pesquisas sobre textos verbo-visuais, em especial charges e outros quadrinhos, a partir do quadro teórico da Análise Semiolinguística do Discurso. É membro do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: leitura, fruição e ensino/UFF.

Glayci Kelli Reis da Silva Xavier, 0000-0002-2934-4734

Glayci Kelli Reis da Silva Xavier é doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF. Foi professora da Educação Básica por 21 anos, tendo lecionado nos níveis Fundamental I (anos iniciais), Fundamental II e Ensino Médio. Faz parte do Grupo de pesquisa em Semiolinguística: leitura, fruição e ensino (GPS-LEIFEN) e seu principal foco de pesquisa inclui os modos de organização do discurso, a argumentação, os textos multimodais, sobretudo os quadrinho, e o ensino de Língua Portuguesa.

Nadja Pattresi Souza e Silva, https://orcid.org/0000-0002-7345-1190

Docente de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência no magistério nos níveis fundamental, médio e superior e seus temas de interesse incluem a interface texto e discurso, o estudo da verbovisualidade no campo midiático, letramentos acadêmicos e o ensino de Língua Portuguesa. É coautora de livros didáticos de Português para os anos finais do Ensino Fundamental. Integra o Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: leitura, fruição e ensino (GPS-LEIFEN) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF).

Citas

AMOSSY, Ruth. A interação argumentativa no discurso literário: da literatura das ideias ao relato de ficção. Linha D'Água (Online), São Paulo, v. 29, n. 2, p. 5-41, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i2p5-41

CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette, 1992.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GAVAZZI, Sigrid (org.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p.11-29.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução: Angela M. S. Corrêa et al. São Paulo: Contexto, 2008.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. Trad. de Angela M. S. Corrêa. 1 ed., 1. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.

CHARAUDEAU, Patrick. Dize-me qual é teu corpus, eu te direi qual é a tua problemática. Revista Diadorim. Rio de Janeiro, Volume 10, Dezembro 2011. p. 1- 23. DOI: https://doi.org/10.35520/diadorim.2011.v10n0a3932

CHARAUDEAU, Patrick. Por uma interdisciplinaridade "focalizada" nas ciências humanas e sociais. In: Machado, Ida; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Mendes, Emília (org.). A transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade em estudos da linguagem. Belo Horizonte: NETII FALE/UFMG, 2013, p. 17-51.

CHARAUDEAU, Patrick. Da linguística da língua à linguística do discurso, e retorno. Trad. Bianca M. Q. Damacena e Fabiane V. Burlamarque. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 10, n. 2, jul./dez. 2014, p. 227-236. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/4155. Acesso em: 06 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.5335/rdes.v10i2.4155

CHARAUDEAU, Patrick. Para uma gramática do sentido numa perspectiva didática. In: VALENTE, André Crim (org.). Unidade e variação na língua portuguesa: suas variações. São Paulo: Parábola, 2015.

CHARAUDEAU, Patrick. Compreensão e interpretação. Interrogações em torno de dois modos de apreensão do sentido nas ciências da linguagem. Trad. ngela M. S. Corrêa. Ciad-Rio, 2019. Disponível em: https://ciadrj.letras.ufrj.br/wp-content/uploads/2019/11/ARTIGO-CHARAUDEAU

-2019-3.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.

FERES, Beatriz. Discurso amoroso na literatura infantil. São Paulo: Contexto, 2023.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Trad. Freda Indursky. 3 ed. Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997.

MIANI, Rozinaldo Antonio. Charge: elementos de teoria e subsídios para uma metodologia de análise. São Paulo: Criativo, 2023.

NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática do português revelada em textos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

CARDOSO, Eveline; REIS DA SILVA XAVIER, Glayci Kelli; PATTRESI SOUZA E SILVA, Nadja. Dengue en Cifras en Cargos: Efectos de Significado de la Cuantificación Desde una Perspectiva Semiolingüística. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 92–108, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n2p92-108. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/50217. Acesso em: 21 nov. 2024.