Dengue in Numbers in Cartoons

Effects of Meaning of Quantification From the Semiolinguistic Perspective

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n2p92-108

Keywords:

interpretação / compreensão

Abstract

In this study, considering the interdependence between the situational, discursive, and semiotic dimensions of language, the postulates of a grammar that focuses on meaning (Charaudeau, 1992, 2015) are used to share possibilities for reading and reflecting on a socially relevant topic in Brazil: the advancement of the dengue epidemic. The numbers of this mosquito-borne viral disease (WHO) have grown over the years, which justifies its approach in numerous analytical and critical media productions, such as cartoons. Thus, based on the contractual restrictions of this discursive genre in the journalistic-media field, the aim is to examine the different verbal and visual resources used by cartoonists to semiotize dengue fever in Brazil, highlighting the linguistic-discursive operation of quantifying recent data on the disease and its respective intended effects of meaning. To this end, firstly, some basic theoretical assumptions of Semiolinguistic theory will be addressed; subsequently, quantification and its nuances of meaning will be treated in light of the Grammar of Meaning and Expression; and, finally, under a qualitative, exploratory, and descriptive methodology, a corpus made up of three contemporary cartoons on the aforementioned theme will be investigated.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eveline Cardoso, https://orcid.org/0000-0002-4773-4445

Eveline Coelho Cardoso é doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018), com mestrado na mesma instituição (2011), e possui graduação e especialização em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Filologia da UERJ. Tem experiência docente em todos os segmentos da Educação Básica pública e na modalidade de Educação a Distância do Consórcio CEDERJ, onde atua como mediadora a distância do curso de licenciatura em Letras. Desenvolve pesquisas sobre textos verbo-visuais, em especial charges e outros quadrinhos, a partir do quadro teórico da Análise Semiolinguística do Discurso. É membro do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: leitura, fruição e ensino/UFF.

Glayci Kelli Reis da Silva Xavier, 0000-0002-2934-4734

Glayci Kelli Reis da Silva Xavier é doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF. Foi professora da Educação Básica por 21 anos, tendo lecionado nos níveis Fundamental I (anos iniciais), Fundamental II e Ensino Médio. Faz parte do Grupo de pesquisa em Semiolinguística: leitura, fruição e ensino (GPS-LEIFEN) e seu principal foco de pesquisa inclui os modos de organização do discurso, a argumentação, os textos multimodais, sobretudo os quadrinho, e o ensino de Língua Portuguesa.

Nadja Pattresi Souza e Silva, https://orcid.org/0000-0002-7345-1190

Docente de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência no magistério nos níveis fundamental, médio e superior e seus temas de interesse incluem a interface texto e discurso, o estudo da verbovisualidade no campo midiático, letramentos acadêmicos e o ensino de Língua Portuguesa. É coautora de livros didáticos de Português para os anos finais do Ensino Fundamental. Integra o Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: leitura, fruição e ensino (GPS-LEIFEN) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF).

References

AMOSSY, Ruth. A interação argumentativa no discurso literário: da literatura das ideias ao relato de ficção. Linha D'Água (Online), São Paulo, v. 29, n. 2, p. 5-41, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i2p5-41

CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette, 1992.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GAVAZZI, Sigrid (org.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p.11-29.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução: Angela M. S. Corrêa et al. São Paulo: Contexto, 2008.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. Trad. de Angela M. S. Corrêa. 1 ed., 1. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.

CHARAUDEAU, Patrick. Dize-me qual é teu corpus, eu te direi qual é a tua problemática. Revista Diadorim. Rio de Janeiro, Volume 10, Dezembro 2011. p. 1- 23. DOI: https://doi.org/10.35520/diadorim.2011.v10n0a3932

CHARAUDEAU, Patrick. Por uma interdisciplinaridade "focalizada" nas ciências humanas e sociais. In: Machado, Ida; Coura-Sobrinho, Jerônimo; Mendes, Emília (org.). A transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade em estudos da linguagem. Belo Horizonte: NETII FALE/UFMG, 2013, p. 17-51.

CHARAUDEAU, Patrick. Da linguística da língua à linguística do discurso, e retorno. Trad. Bianca M. Q. Damacena e Fabiane V. Burlamarque. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 10, n. 2, jul./dez. 2014, p. 227-236. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/4155. Acesso em: 06 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.5335/rdes.v10i2.4155

CHARAUDEAU, Patrick. Para uma gramática do sentido numa perspectiva didática. In: VALENTE, André Crim (org.). Unidade e variação na língua portuguesa: suas variações. São Paulo: Parábola, 2015.

CHARAUDEAU, Patrick. Compreensão e interpretação. Interrogações em torno de dois modos de apreensão do sentido nas ciências da linguagem. Trad. ngela M. S. Corrêa. Ciad-Rio, 2019. Disponível em: https://ciadrj.letras.ufrj.br/wp-content/uploads/2019/11/ARTIGO-CHARAUDEAU

-2019-3.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.

FERES, Beatriz. Discurso amoroso na literatura infantil. São Paulo: Contexto, 2023.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Trad. Freda Indursky. 3 ed. Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997.

MIANI, Rozinaldo Antonio. Charge: elementos de teoria e subsídios para uma metodologia de análise. São Paulo: Criativo, 2023.

NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática do português revelada em textos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010.

Published

2024-08-30

How to Cite

CARDOSO, Eveline; REIS DA SILVA XAVIER, Glayci Kelli; PATTRESI SOUZA E SILVA, Nadja. Dengue in Numbers in Cartoons: Effects of Meaning of Quantification From the Semiolinguistic Perspective. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 92–108, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n2p92-108. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/50217. Acesso em: 21 nov. 2024.