Os Gêneros Orais no Livro de Língua Portuguesa
uma análise da coleção “se liga na língua”
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p23Palabras clave:
Gêneros discursivos/textuais orais, Livro didático, ensinoResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar como o livro didático de Língua Portuguesa “Se liga na língua” sugere a abordagem dos gêneros discursivos/textuais orais nos Anos Finais do Ensino Fundamental partindo-se do pressuposto de que, embora o oral, definido pela atual Base Nacional Comum Curricular como um dos eixos para o ensino de língua materna, tenha, nas últimas décadas, obtido avanços, permanece, ainda, secundarizado e distante de atingir o status de objeto autônomo de ensino. A fim de responder a esse objetivo, pautamo-nos na perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, enquanto elegemos como recurso metodológico a perspectiva da análise dialógica do discurso. Nesse sentido, o corpus selecionado para análise foi a coleção didática “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, 2018”, adotada no PNLD 2019. Os resultados de nossas análises evidenciam tanto a escassez quantitativa quanto qualitativa dos gêneros discursivos/textuais orais disponibilizados no livro didático, seja em razão das dificuldades de transposição do oral para o impresso, das concepções que atrelam a apropriação do oral ao contexto escolar, ou da própria cultura de sobreposição da escrita sobre o oral que permeiam tanto as ações linguageiras da sociedade quanto as do contexto escolar.
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