Variação Linguística e Representação Social em Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n3p60Palabras clave:
Variação Linguística. Ensino de Língua. Representação SocialResumen
Neste artigo, apresentamos resultados parciais de uma pesquisa sobre formas de construção de ensino do conteúdo variação linguística e sua relação com representação social. A questão em foco é saber quais atividades e recursos didáticos foram utilizados por professora e alunos em aulas de língua portuguesa. A pesquisa foi realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba, no primeiro semestre de 2019. O corpus foi constituído por meio de anotações, gravação em áudio de aulas e de entrevistas com professor e alunos. A análise, fundamentada nos estudos sobre cultura, representação social, variação linguística e didática, demonstrou, como principais resultados, que o estudo da variação linguística, proporcionado pela metodologia da professora, se faz por meio de uma diversidade de atividades de produção que privilegiam mais a assimilação do conteúdo de um ponto vista linguístico do que das implicações do uso pela exploração dos componentes socioculturais do fenômeno.
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