A evolução do tratamento da variação linguística no Enem

Autores/as

  • Sammela Rejane de Jesus Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Raquel Meister Ko. Freitag Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p293

Palabras clave:

Enem. Sociolinguística. Avaliações oficiais

Resumen

A fim de observamos o tratamento dado às questões de variação linguísticas preconizadas pelos documentos norteadores, como Parâmetros Curriculares Nacionais e o edital do Programa Nacional do Livro Didático, analisamos as questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem entre os anos 2000 a 2012, relacionada aos aspectos sociolinguísticos. As questões foram submetidas à análise qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciam que a temática da variação linguística vem sendo contemplada na avaliação em questão, embora ainda haja a prevalência de aspectos normativos.

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Publicado

2017-01-31

Cómo citar

ANDRADE, Sammela Rejane de Jesus; FREITAG, Raquel Meister Ko. A evolução do tratamento da variação linguística no Enem. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 293–320, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p293. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23793. Acesso em: 23 dic. 2024.