Projetos didáticos de gênero, escrita praxiológica e desenvolvimento profissional de professores: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p64Palabras clave:
Projetos didáticos de gênero, Escrita, Desenvolvimento profissional.Resumen
Este artigo apresenta uma análise do desenvolvimento profissional de uma professora participante de um curso de formação continuada pautado no trabalho com projetos didáticos de gênero (GUIMARÃES; KERSCH, 2012; 2014). Concebendo a noção de gênero de texto como instrumento psicológico (MACHADO; LOUSADA, 2010) e focalizando a dimensão praxiológica da escrita docente, o artigo discute como a apropriação de tal conceito pela docente permite que sejam desvelados índices de seu desenvolvimento profissional a partir da análise de sua escrita. Como pressuposto teórico, assume-se a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; 2013; FRIEDRICH, 2012), da transposição didática (CHEVALLARD, 1985) e da didática da escrita (REUTER, 2013), a fim de analisar os modos de apropriação do conceito de gênero de texto (em uma perspectiva didática) e sua representação na escrita praxiológica do professor. Os resultados sugerem que o desenvolvimento profissional está intimamente ligado à transformação do conceito de gênero de texto em instrumento psicológico por parte da professora participante da pesquisa.Descargas
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