Projetos didáticos de gênero, escrita praxiológica e desenvolvimento profissional de professores: um estudo de caso

Autores/as

  • Anderson Carnin Unisinos/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p64

Palabras clave:

Projetos didáticos de gênero, Escrita, Desenvolvimento profissional.

Resumen

Este artigo apresenta uma análise do desenvolvimento profissional de uma professora participante de um curso de formação continuada pautado no trabalho com projetos didáticos de gênero (GUIMARÃES; KERSCH, 2012; 2014). Concebendo a noção de gênero de texto como instrumento psicológico (MACHADO; LOUSADA, 2010) e focalizando a dimensão praxiológica da escrita docente, o artigo discute como a apropriação de tal conceito pela docente permite que sejam desvelados índices de seu desenvolvimento profissional a partir da análise de sua escrita. Como pressuposto teórico, assume-se a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; 2013; FRIEDRICH, 2012), da transposição didática (CHEVALLARD, 1985) e da didática da escrita (REUTER, 2013), a fim de analisar os modos de apropriação do conceito de gênero de texto (em uma perspectiva didática) e sua representação na escrita praxiológica do professor. Os resultados sugerem que o desenvolvimento profissional está intimamente ligado à transformação do conceito de gênero de texto em instrumento psicológico por parte da professora participante da pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Carnin, Unisinos/CNPq

Doutor em Linguística Aplicada (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/Capes), com estágio de doutoramento sanduíche em didática da escrita no Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF) da Universidade de Aveiro/Portugal. Possui mestrado em Linguística Aplicada (UNISINOS/Capes) e graduação em Letras - Habilitação Língua Portuguesa (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de português como língua materna, gêneros de texto, elaboração de material didático, agir docente e formação inicial/continuada de professores. Realiza, atualmente, estágio de pós-doutoramento na Unisinos, com bolsa PDJ-Cnpq.

Publicado

2017-01-31

Cómo citar

CARNIN, Anderson. Projetos didáticos de gênero, escrita praxiológica e desenvolvimento profissional de professores: um estudo de caso. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 64–93, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p64. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21864. Acesso em: 23 dic. 2024.