Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE

Autores

  • Rosilma Diniz Araujo Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa - PB

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p61

Palavras-chave:

LEITURA DE IMAGEM, LIVRO DIDÁTICO, GRAMÁTICA VISUAL

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer à luz imagens do livro didático de LE enquanto textos potencialmente impregnados de sentidos e, como tal, demonstrar a relevância em serem alçados à condição de visibilidade no contexto educacional. Para tanto, aponta para a sistematização do processo de leitura de imagens proposto pelos teóricos Günther Kress e Theo van Leeuwen (2006) cujo aporte teórico-prático, denominado de Gramática Visual, busca evidenciar elementos constitutivos da imagem, bem como a sua propriedade imanente de construir sentidos. Fundamentada na necessidade de contemplar novas modalidades que vão além dos limites do código verbal, a Gramática Visual concebe o código não-verbal essencialmente como linguagem não transparente que precisa ser decodificada, problematizada e ensinada (ALMEIDA, 2008; OLIVEIRA, 2008). No intuito de empreender essa tarefa, este artigo considera, sobretudo, a leitura de imagem no contexto didático, situa a Gramática Visual, bem como sua “paisagem semiótica” e conclui com uma breve abordagem ilustrativa como sugestão de ponto de partida para futuras aplicabilidades.

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Biografia do Autor

Rosilma Diniz Araujo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa - PB

Professora de Língua Alemã do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - UFPB, desde 2009. Atua na área de ensino em Língua Alemã no Projeto de Extensão "Lingua Alemã para a comunidade" e no curso de Graduação em Letras, na área de Linguística.

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Publicado

2011-12-20

Como Citar

ARAUJO, Rosilma Diniz. Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 61–84, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p61. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8534. Acesso em: 18 jun. 2025.