Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada

Autores

  • Silvia Adelia Henrique Guimarães UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p275

Palavras-chave:

Formação continuada, Paradigmas Qualitativos, Análise Crítica do Discurso.

Resumo

A partir dos debates em educação, direcionados para a formação continuada do professor, o presente trabalho conceitua as duas formas de leitura, uma teórica, com o aprimoramento formal do saber docente, e uma prática, que envolve a leitura da própria realidade, para aplicação de seus conhecimentos. Uma abordagem histórico-filosófica da Epistemologia Qualitativa (Alvez-Mazzotti, 1999) e uma aplicação da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1997, 2003; Thompson, 2009) permeiam o trabalho, cujos achados sugerem que os entrevistados atualizam, pela leitura de suas práticas, seus conhecimentos teóricos, retroalimentando-os.      

 

Biografia do Autor

Silvia Adelia Henrique Guimarães, UERJ

Inscrita no Programa de Mestrado em Linguística da UERJ - Linguagem e Subjetividade.

Downloads

Publicado

2010-12-02

Como Citar

GUIMARÃES, Silvia Adelia Henrique. Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 275–294, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p275. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6560. Acesso em: 30 jun. 2024.