Webtoon

Da Plataforma Digital ao Hipergênero Multimídia nas Histórias em Quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n2p65-74

Palavras-chave:

Webtoon, Histórias em quadrinhos, Hipergênero

Resumo

Este artigo propõe analisar o fenômeno da Webtoon em sua complexidade conceitual que envolve desde a construção de plataformas de leitura até a construção de um novo estilo de histórias em quadrinhos. O objetivo é descrever como o conceito de webtoon foi se diferenciando com o passar dos anos, a partir dos quadrinhos eletrônicos e de uma versão mais restrita do que chamamos de webcomics. E analisar como as principais características do formato afetam a produção e o consumo. Entre as distinções analisadas, apresentamos a intenção autoral, a questão do software usado para leitura, o uso de animação e áudio, e finalmente a destinação final do produto. A pesquisa foi feita a partir de análise bibliográfica e documental com enfoque na conceituação do hipergênero dos quadrinhos proposta por Paulo Ramos e a conceituação do formato por Sean Kleefeld. Constatamos que a webtoon é um poderoso formato das histórias em quadrinhos com potencialidades em várias frentes com facilidade de adaptação multimídia e narrativa.

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Biografia do Autor

Celbi Vagner Melo Pegoraro, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2016). Membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP. celbip@gmail.com

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

VAGNER MELO PEGORARO, Celbi. Webtoon: Da Plataforma Digital ao Hipergênero Multimídia nas Histórias em Quadrinhos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 65–74, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n2p65-74. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/50433. Acesso em: 1 nov. 2024.