Webtoon
Da Plataforma Digital ao Hipergênero Multimídia nas Histórias em Quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n2p65-74Palavras-chave:
Webtoon, Histórias em quadrinhos, HipergêneroResumo
Este artigo propõe analisar o fenômeno da Webtoon em sua complexidade conceitual que envolve desde a construção de plataformas de leitura até a construção de um novo estilo de histórias em quadrinhos. O objetivo é descrever como o conceito de webtoon foi se diferenciando com o passar dos anos, a partir dos quadrinhos eletrônicos e de uma versão mais restrita do que chamamos de webcomics. E analisar como as principais características do formato afetam a produção e o consumo. Entre as distinções analisadas, apresentamos a intenção autoral, a questão do software usado para leitura, o uso de animação e áudio, e finalmente a destinação final do produto. A pesquisa foi feita a partir de análise bibliográfica e documental com enfoque na conceituação do hipergênero dos quadrinhos proposta por Paulo Ramos e a conceituação do formato por Sean Kleefeld. Constatamos que a webtoon é um poderoso formato das histórias em quadrinhos com potencialidades em várias frentes com facilidade de adaptação multimídia e narrativa.
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