A formação docente e de leitores literários no Programa de Residência Pedagógica da UFRJ
teorias e práticas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p128-143Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Formação de professoresResumo
No primeiro edital do Programa de Residência Pedagógica de 2018, a Universidade Federal do Rio de janeiro não aderiu ao programa por acreditar que o referido edital feria sua autonomia em relação aos estágios e que trazia em seu bojo uma concepção instrumental de aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em 2022, com o lançamento de novo edital do PRP, avaliou-se que os problemas do edital anterior tinham sido resolvidos, possibilitando a adesão da UFRJ ao programa. O presente artigo analisa as atividades desenvolvidas no subprojeto “O ensino de literatura de 6º a 9º ano: teorias e práticas para formação de leitores literários” em três escolas federais: Colégio de Aplicação da UFRJ, Colégio Pedro II – Tijuca e Colégio Pedro II – Engenho Novo. A escolha dessas séries se deveu por muitos não considerarem que se ensine literatura nesse nível de ensino por ligarem a literatura ao Ensino Médio e à historiografia literária. As atividades desenvolvidas nessas três unidades escolares privilegiaram a constituição de comunidades de leitores e a educação literária (COLOMER, 2011) pensando na atuação dos residentes como futuros professores e formadores de leitores de literatura na escola.
Palavras-chave: Residência Pedagógica; Formação de professores; Ensino de Literatura.
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