Os Gêneros Orais no Livro de Língua Portuguesa
uma análise da coleção “se liga na língua”
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p23Palavras-chave:
Gêneros discursivos/textuais orais, Livro didático, ensinoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como o livro didático de Língua Portuguesa “Se liga na língua” sugere a abordagem dos gêneros discursivos/textuais orais nos Anos Finais do Ensino Fundamental partindo-se do pressuposto de que, embora o oral, definido pela atual Base Nacional Comum Curricular como um dos eixos para o ensino de língua materna, tenha, nas últimas décadas, obtido avanços, permanece, ainda, secundarizado e distante de atingir o status de objeto autônomo de ensino. A fim de responder a esse objetivo, pautamo-nos na perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, enquanto elegemos como recurso metodológico a perspectiva da análise dialógica do discurso. Nesse sentido, o corpus selecionado para análise foi a coleção didática “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, 2018”, adotada no PNLD 2019. Os resultados de nossas análises evidenciam tanto a escassez quantitativa quanto qualitativa dos gêneros discursivos/textuais orais disponibilizados no livro didático, seja em razão das dificuldades de transposição do oral para o impresso, das concepções que atrelam a apropriação do oral ao contexto escolar, ou da própria cultura de sobreposição da escrita sobre o oral que permeiam tanto as ações linguageiras da sociedade quanto as do contexto escolar.
Downloads
Referências
AMARAL, Náyra C. do; BELINTANI, Renato Nogueira; MORAES, Rosana de; VALENTE, Rita de Cássia;
ANTONIO, Fernanda Peres. Desafios da língua portuguesa no ensino fundamental. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, Garça, SP, ano 10, n. 19, p. 1-7, jan. 2012. Disponível em: http://www.faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/mB3aBiN8DsSQ85A_2013-7-10-15-34-55.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
BAKHTIN, Mikhal. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRAIT, Beth. Bakthin: outros conceitos chave. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BUENO, Luzia. Gêneros orais na escola: necessidades e dificuldades de um trabalho efetivo. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 11, n. 1, jan./fev. 2009. Disponível em: http//docplayer.com.br/59475610-html. Acesso em: 19 fev. 2022.
CRESCITELLI, Mercedes C.; REIS, Amália S. O ingresso do texto oral em sala de aula. In: Elias, Vanda M.(org.). Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011. p. 29-39.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia L. Gêneros textuais no ensino aprendizagem e na formação do professor de línguas na perspectiva interacionista sociodiscursiva. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
DIEL, Tamires R.; GONÇALVES, Ana Cecília; BATISTA, Jeize de F. O ensino de gêneros orais nas aulas de Língua portuguesa. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, Santa Maria, RS, n. 54, 2017. Disponível em: http//periódicos.ufsm.br/letras/article/view/26002. Acesso em: 20 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148526002
FARIA, Sandra A. S. Gêneros textuais em livros didáticos: uma análise de duas coleções do ensino médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2013. Disponível em: https://repositório.ufba.br/ri/24475/1/. Acesso em: 16 mar. 2021.
FREITAS, Luiz C. BNCC: uma base para o gerencialismo populista. In: Avaliação Educacional-Blog do Freitas. [S. l.], 7 abr. 2017. Disponível em: https://avaliação educacional.com/tag/bncc/. Acesso em: 16 mar. 2021.
GERALDI, João W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 2017.
GERALDI, João W. O ensino de língua portuguesa e a base nacional comum curricular. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez. 2015. Disponível: http//www.esforce.org.br. Acesso: 12 jul. 2019.
GERALDI, João W. O texto na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1994.
GIROTTO, Euardo D. Entre o abstracionismo pedagógico e os territórios de luta: a base nacional comum curricular e a defesa da escola pública. Horizontes: revista de ciências humanas, Itatiba, SP, v. 36, n. 1, p. 16-30, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.603
GOMES-SANTOS, Sandoval N. Modos de apropriação do gênero debate regrado na escola: uma abordagem aplicada. DELTA, São Paulo, v. 25, p. 39-66, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502009000100002
MARCUSCHI, Luiz A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir M.;
GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim S. (org.). Gêneros textuais, reflexão e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola, 2011. 17-33.
MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem. São Paulo: Moderna, 2018.
ROCHA, Nathália F.; PEREIRA, Maria Zuleide. A prosopopeia da base nacional comum curricular e a participação docente. Horizontes: revista de ciências humanas, Itatiba, SP, v. 36, n. 1, p. 49 -63, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.575
ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís S. Gêneros orais e escritos como objetos de ensino, modo de pensar, modo de fazer. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 7-16.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
VENCO, Selma B.; CARNEIRO, Reginaldo F. Para quem vai trabalhar na feira... essa educação tá boa demais: a política educacional na sustentação da divisão de classes. Horizontes: revista de ciências humanas, Itatiba, SP, v. 36, n. 1, p. 7-15, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.660
VOLÓCHINOV, Vladimir. Marxismo e filosofia da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marina de Fátima Ferreira Nascimento, Milena Moretto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.