Uma Análise do Tratamento da Oralidade e do Gênero Exposição Oral no Livro Didático de Língua Portuguesa dos Anos Finais (PNLD 2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p52

Palavras-chave:

Livro didático de língua portuguesa, Oralidade, Exposição oral

Resumo

Este artigo objetiva analisar o tratamento da exposição oral na coleção de livro didático de Língua Portuguesa, Português: Conexão e Uso da editora Saraiva aprovada pelo PNLD de 2020, mais especificamente, quais as orientações para a produção do gênero e quais os elementos da oralidade são contemplados no trabalho com o gênero. Usamos como base, os estudos sobre oralidade de Carvalho e Ferrarezi Jr (2018), Bueno (2008), da pesquisa com o oral em livros didáticos de Storto e Brait (2020), e com o gênero exposição oral de Dolz et al (2004). Essa pesquisa se situa no campo da Linguística Aplicada e faz uso da análise documental (LÜDKE e ANDRÉ, 2012) e da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) como aporte teórico-metodológico. A análise evidenciou que a coleção, nos volumes de 6º, 7º, 9º anos, trabalha com o gênero exposição oral a partir de duas habilidades da BNCC (EF69LP38/EF67LP21), oferecendo orientações para a realização do gênero: organização, roteiro, pesquisa do tema; e das particularidades da oralidade: postura, ritmo, entonação da voz. Entretanto, não são ofertados exemplares do gênero para que os estudantes observem sua realização, o que pode levar a possíveis dificuldades no momento da produção do gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Ranieri, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2015). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Professora Colaboradora do PROFLetras da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Contato: thais.ranieri@ufrpe.br

Leidiane Raimundo Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE)

Graduada em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2019). Mestranda em Letras na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Contato: leidianeraimundo21@gmail.com

Referências

ANTUNES, I. Refletindo sobre a prática da aula de português. In: ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003, p. 19-38.

ASSUNÇÃO, A. de A. de; MENDONÇA, M. do C. C.; DELPHINO, R. M. Pouca ênfase no desenvolvimento da competência oral dos alunos. In: BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R. (orgs). Os dozes trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013, p. 165-177.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acessado em 05 abr. 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia PNLD 2020. Portaria nº 27, de 26 de agosto de 2019. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-pnld/item/13410-guia-pnld-2020. Acesso em: abr. 2022.

BUENO, L. Gêneros orais: elementos linguísticos e não-linguísticos. São Paulo. Anais do I SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. São Paulo: USP, 2008.

CARVALHO, R. S. de; FERRAREZI Jr, C. Oralidade: conceito e relevância. In: CARVALHO, Robson Santos de; FERRAREZI Jr, Celso. Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar. São Paulo: Parábola, 2018, p. 13-37.

CAVALCANTE, M. M.; BRITO, M. A. P.; CUSTÓDIO FILHO, V; CORTEZ, S. L. ; PINTO, R. B. W. S. ; PINHEIRO, C. L. . O texto e suas propriedades: definindo perspectivas para análise. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v. 13, p. 25-39, 2019.

CORDEIRO, L. R; LIMA, G. H. da S. O oral como objeto de ensino na base nacional comum curricular. Inventário. n. 28 (2021). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/38546. Acesso em: 05 maio. 2022.

DELMANTO, D; CARVALHO, L B. Português: conexão e uso/Ensino Fundamental anos finais. 1. Ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B; HALLER, S. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane H. R. Rojo e Glaís S. Cordeiro. 3. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B; DE PIETRO, Jean-François; ZAHND, G. A exposição oral. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane H. R. Rojo e Glaís S. Cordeiro. 3. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 183-211.

ELSNER, A. P.; VITORINO, L. G. Gêneros orais no Ensino Fundamental : uma reflexão a partir de um livro didático. Letras, [S. l.], p. 135–150, 2020. DOI: 10.5902/2176148538806. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/38806. Acesso em: 7 maio. 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148538806

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In: LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U, 2012, p. 25-44.

MARCUSCHI, L. A. A oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONISIO, A. P; BEZERRA, M. A. (orgs). O livro didático de Português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 21-34.

MARCUSCHI, L. A Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P. et al (orgs.). Gêneros textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19-36.

MAGALHÃES, T. G.; LACERDA, A. P. de O. Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes. Horizontes, [S. l.], v. 37, p. e019004, 2019. DOI: 10.24933/horizontes. v37i0.664. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664. Acesso em: 24 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.664

MELO, C. T. V. de; CAVALCANTE, M. B. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In: MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. (orgs). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 75-93.

STORTO, L. J.; BRAIT, B. Ensino de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua portuguesa. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 62, n. 00, p. e020015, 2020. DOI: 10.20396/cel.v62i0.8656922. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8656922. Acesso em: 28 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v62i0.8656922

Publicado

2023-08-11

Como Citar

RANIERI, Thais; RAIMUNDO CORDEIRO, Leidiane. Uma Análise do Tratamento da Oralidade e do Gênero Exposição Oral no Livro Didático de Língua Portuguesa dos Anos Finais (PNLD 2020). Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 52–65, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p52. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47332. Acesso em: 21 nov. 2024.