Uma Análise do Tratamento da Oralidade e do Gênero Exposição Oral no Livro Didático de Língua Portuguesa dos Anos Finais (PNLD 2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p52

Palavras-chave:

Livro didático de língua portuguesa, Oralidade, Exposição oral

Resumo

Este artigo objetiva analisar o tratamento da exposição oral na coleção de livro didático de Língua Portuguesa, Português: Conexão e Uso da editora Saraiva aprovada pelo PNLD de 2020, mais especificamente, quais as orientações para a produção do gênero e quais os elementos da oralidade são contemplados no trabalho com o gênero. Usamos como base, os estudos sobre oralidade de Carvalho e Ferrarezi Jr (2018), Bueno (2008), da pesquisa com o oral em livros didáticos de Storto e Brait (2020), e com o gênero exposição oral de Dolz et al (2004). Essa pesquisa se situa no campo da Linguística Aplicada e faz uso da análise documental (LÜDKE e ANDRÉ, 2012) e da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) como aporte teórico-metodológico. A análise evidenciou que a coleção, nos volumes de 6º, 7º, 9º anos, trabalha com o gênero exposição oral a partir de duas habilidades da BNCC (EF69LP38/EF67LP21), oferecendo orientações para a realização do gênero: organização, roteiro, pesquisa do tema; e das particularidades da oralidade: postura, ritmo, entonação da voz. Entretanto, não são ofertados exemplares do gênero para que os estudantes observem sua realização, o que pode levar a possíveis dificuldades no momento da produção do gênero.

Biografia do Autor

Thais Ranieri, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2015). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Professora Colaboradora do PROFLetras da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Contato: thais.ranieri@ufrpe.br

Leidiane Raimundo Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE)

Graduada em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2019). Mestranda em Letras na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Contato: leidianeraimundo21@gmail.com

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Publicado

2023-08-11

Como Citar

RANIERI, Thais; RAIMUNDO CORDEIRO, Leidiane. Uma Análise do Tratamento da Oralidade e do Gênero Exposição Oral no Livro Didático de Língua Portuguesa dos Anos Finais (PNLD 2020). Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 52–65, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p52. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47332. Acesso em: 3 jul. 2024.