As Configurações do Gênero Tutorial em Vídeo na Formação de Professores de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p144Palavras-chave:
Oralidade, Tutorial em vídeo, Formação de professoresResumo
Apresentamos, neste artigo, um modelo didático do gênero tutorial em vídeo, construído a partir do levantamento de suas configurações para subsidiar ações de formação docente em uma pesquisa de doutorado, em andamento, com professores de Língua Portuguesa da Educação Básica. Tomamos como base os pressupostos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo, a partir de um corpus de 30 tutoriais coletados do Youtube. As pesquisas que enfocam a construção de modelos didáticos de gênero são necessárias para dar base à elaboração de sequências didáticas, seja na escola básica, seja em cursos de formação de professores. O levantamento dos dados, então, forneceu elementos para duas ações de um curso de formação docente, realizado em 2020: a) a explicitação dos elementos ensináveis do tutorial para os docentes, que produziram exemplares do gênero ao final do curso, assumindo a posição de autoria; b) a elaboração de materiais didáticos para o trabalho com a oralidade na escola. Compreendemos, com esta pesquisa, que o modelo didático é um instrumento mediador fundamental na formação docente para melhor visualização de elementos e fenômenos linguísticos da oralidade necessários não apenas para a produção do gênero pelos próprios docentes, mas também para a desejada transposição de gêneros orais no ensino básico.
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