As Configurações do Gênero Tutorial em Vídeo na Formação de Professores de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p144

Palavras-chave:

Oralidade, Tutorial em vídeo, Formação de professores

Resumo

Apresentamos, neste artigo, um modelo didático do gênero tutorial em vídeo, construído a partir do levantamento de suas configurações para subsidiar ações de formação docente em uma pesquisa de doutorado, em andamento, com professores de Língua Portuguesa da Educação Básica. Tomamos como base os pressupostos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo, a partir de um corpus de 30 tutoriais coletados do Youtube. As pesquisas que enfocam a construção de modelos didáticos de gênero são necessárias para dar base à elaboração de sequências didáticas, seja na escola básica, seja em cursos de formação de professores. O levantamento dos dados, então, forneceu elementos para duas ações de um curso de formação docente, realizado em 2020: a) a explicitação dos elementos ensináveis do tutorial para os docentes, que produziram exemplares do gênero ao final do curso, assumindo a posição de autoria; b) a elaboração de materiais didáticos para o trabalho com a oralidade na escola. Compreendemos, com esta pesquisa, que o modelo didático é um instrumento mediador fundamental na formação docente para melhor visualização de elementos e fenômenos linguísticos da oralidade necessários não apenas para a produção do gênero pelos próprios docentes, mas também para a desejada transposição de gêneros orais no ensino básico.

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Biografia do Autor

Gisele de Oliveira Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada e mestre em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutoranda em Educação pela mesma universidade. Professora da rede municipal de ensino de Juiz de Fora (MG)

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras, Mestre em Linguística e Doutora em Letras (Ensino de Linguagem).

Professora Associada da Universidade Federal de Juz de Fora

Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Práticas Sociais 

Núcleo FALE - FACED/UFJF

Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino

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Publicado

2023-08-11

Como Citar

BARBOSA, G. de O.; MAGALHÃES, T. G. As Configurações do Gênero Tutorial em Vídeo na Formação de Professores de Língua Portuguesa . Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 144–160, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p144. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47242. Acesso em: 21 maio. 2024.