Análise de Material de Apoio do PNLD-Literário de 2018
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p85Palavras-chave:
Programas de leitura, Ensino de literatura, Materiais didáticos.Resumo
O PNLD-Literário de 2018 estabeleceu novos parâmetros para escolha das obras literárias a serem lidas por alunos das escolas públicas brasileiras. Ao contrário do Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE), o PNLD-Literário não tem seu foco em elencar obras literárias que seriam “altamente indicadas”, mas sim em excluir as obras com “problemas” e, com base em uma lista de obras, delegar aos professores da educação básica a escolha dos livros que podem ser relevantes para a realidade de ensino de sua escola, de seus alunos. Outra mudança foi a sugestão da criação de materiais de apoio para o uso das obras voltadas aos professores. Esses materiais deveriam trazer sugestões para: contextualizar autor e obra, motivar a leitura, justificar o valor literário da obra e fornecer subsídios para atividades (de pré-leitura e pós-leitura e conectadas com temas e conteúdos presentes nos livros). Este artigo analisa as concepções de ensino de literatura que atravessam o edital desse programa e também algumas propostas de ensino de literatura encontradas nos materiais de apoio ao professor. Para tanto, estabelece um diálogo com conceitos e práticas de ensino de literatura de Colomer (2007) e Cosson ([2006] 2012), que parecem embasar essas propostas.
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