Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p43Palavras-chave:
Livro Didático, Gêneros Textuais, EJAIResumo
Este artigo analisa a presença e a diversidade de gêneros de texto apresentados pela coleção de livros didáticos EJA Moderna (2013) destinada à Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Para a sua realização, tomamos como análise três volumes da referida obra e a investigamos a partir da análise documental, à luz da abordagem qualitativa. Os resultados sinalizam para um conjunto de possibilidades e limites diante dos gêneros propostos. Há de se destacar o lugar secundário com que se trata os gêneros da ordem do argumentar e a pouca atenção para a progressão textual que poderia garantir um trabalho com o mesmo gênero/ordem no escopo dessa modalidade. Este cenário realça a necessidade de o(a) professor(a) intervir nas propostas didáticas da coleção, com vistas a garantir o direito dos(as) aluno(as) ampliar a capacidade linguístico-discursiva. Portanto, essa análise permitiu-nos afirmar que essa passividade na proposta de progressão textual orienta-se por uma concepção de educação dominante porque exclui a ordem do argumentar, ligado ao desenvolvimento da capacidade crítica do(a) aluno(a). Desse modo, a diversidade textual direciona-se sem uma proposta de progressão textual adequada.
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