Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p43

Palavras-chave:

Livro Didático, Gêneros Textuais, EJAI

Resumo

Este artigo analisa a presença e a diversidade de gêneros de texto apresentados pela coleção de livros didáticos EJA Moderna (2013) destinada à Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Para a sua realização, tomamos como análise três volumes da referida obra e a investigamos a partir da análise documental, à luz da abordagem qualitativa. Os resultados sinalizam para um conjunto de possibilidades e limites diante dos gêneros propostos. Há de se destacar o lugar secundário com que se trata os gêneros da ordem do argumentar e a pouca atenção para a progressão textual que poderia garantir um trabalho com o mesmo gênero/ordem no escopo dessa modalidade. Este cenário realça a necessidade de o(a) professor(a) intervir nas propostas didáticas da coleção, com vistas a garantir o direito dos(as) aluno(as) ampliar a capacidade linguístico-discursiva. Portanto, essa análise permitiu-nos afirmar que essa passividade na proposta de progressão textual orienta-se por uma concepção de educação dominante porque exclui a ordem do argumentar, ligado ao desenvolvimento da capacidade crítica do(a) aluno(a). Desse modo, a diversidade textual direciona-se sem uma proposta de progressão textual adequada.

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Biografia do Autor

Débora Amorim Costa-Maciel, Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte

Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como professora do Programa Graduação em Pedagogia e de Pós-Graduação em Educação e PROFLETRAS da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Letramento, Oralidade e Alfabetização (ELOA). Trabalha na área de Educação, com ênfase na didática do ensino da língua portuguesa, no contexto da educação básica. Contato: debora.amorim@upe.br 

Jonathas de Paula de Paula Chaguri, Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte

Jonathas de Paula Chaguri é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte. Contato: jonathas.chaguri@upe.br

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

COSTA-MACIEL, D. A.; DE PAULA CHAGURI, J. de P. Livro Didático e Gêneros Textuais: tessituras entre a presença e a diversidade na proposta de manuais de ensino. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 43–58, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n2p43. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42785. Acesso em: 1 maio. 2024.