Que Inglês é esse que Ensinamos na Escola? Reflexões para Elaboração de Proposta Didática para Educação Linguística na Infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n3p98

Palavras-chave:

Língua estrangeira para crianças, História infantil, Plurilinguismo.

Resumo

O presente artigo objetiva promover reflexões sobre o papel do gênero história infantil (HI) (TONELLI, 2005) e uma proposta de encaminhamento para o processo de ensino e de educação linguística na infância com vistas ao plurilinguismo (PERREGAUX et al., 2003). Para isso, retomamos o conceito de literatura infantil de cunho emancipatório e autoritário (ZILBERMAN; MAGALHÃES, 1982; ZILBERMAN, 2003), a fim de sugerir o ensino de línguas em torno do gênero HI como propulsor de uma educação linguística que rompa com uma formação limitante. Buscamos, no movimento britânico Language Awareness (JAMES; GARRET, 1993; HAWKINS, 1999), um instrumento teórico-metodológico para o trabalho com a HI em sala de aula, para uma proposta de educação linguística que promova a diversidade linguística, o plurilinguismo e a abertura/sensibilização às línguas, na infância (TONELLI; CORDEIRO, 2014). Consideramos que o gênero HI pode contribuir para a educação linguística da criança em relação à percepção do outro e das diversas culturas, pois pode elevar o nível de compreensão sobre si e sobre suas práticas discursivas. Neste caso, a HI e a escolha da obra literária ocupam um lugar importante na organização do ensino, em especial no que diz respeito a promover a emancipação do aprendiz.

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Biografia do Autor

Gabrielli Martins Magiolo, SEED- PARANÁ

Professora efetiva de Inglês da Secretaria de Educação (SEED-PR). Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras e mestranda no programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Brasil

Docente no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Estudos da Linguagem.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

MARTINS MAGIOLO, Gabrielli; TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Que Inglês é esse que Ensinamos na Escola? Reflexões para Elaboração de Proposta Didática para Educação Linguística na Infância. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 98–116, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n3p98. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40831. Acesso em: 23 dez. 2024.