Professoras-em-construção: Reflexões sobre diários de aprendizagem e formação docente

Autores

  • Carla L. Reichmann Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p109

Palavras-chave:

Formação de professores, Diários reflexivos, Narrativas docentes.

Resumo

Este artigo objetiva lançar um olhar sobre narrativas docentes produzida por duas professoras de língua inglesa/mestrandas que cursaram a disciplina Fundamentos de Lingüística Aplicada (ministrada pela autora em 2006/1). Simultaneamente constituindo histórias singulares de aprendizagem docente e construindo conjuntamente um mosaico de 'paisagens de saberes profissionais' (CONNELLY e CLANDININ, 1999), as narrativas focalizam diários de aprendizagem produzidos ao longo dessa disciplina, voltada à formação, pesquisa e identidade docente (FAIRCLOUGH, 1992; MOITA LOPES, 1996, 2004; FREEMAN, 1996; LUDKE, 2001; CELANI e MAGALHÃES, 2002; BURTON, 2005; GIMENEZ, 2005; KLEIMAN e MATÊNCIO, 2005 entre outros). Esta análise de cunho interpretativo discute os (re) posicionamentos mais salientes nas narrativas. Em suma, serão discutidas as implicações deste estudo em andamento em termos de formação e identidade docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla L. Reichmann, Universidade Federal da Paraíba

Possui mestrado em Ensino de Inglês como Segunda Língua (TESL) pela School for International Training (SIT), em Vermont, EUA., e doutorado em Lingüística Aplicada na pós-graduação em inglês (2001), pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente é professora  na Universidade Federal da Paraíba -

UFPB.

 

Downloads

Publicado

2007-07-15

Como Citar

REICHMANN, C. L. Professoras-em-construção: Reflexões sobre diários de aprendizagem e formação docente. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 109–126, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n1p109. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3971. Acesso em: 6 maio. 2024.