Aspectos formativos da criação artística: uma análise das imagens de revista de Vik Muniz
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n2p266Palavras-chave:
Aspectos Formativos, Processo Criativo, Vik Muniz.Resumo
Pensar os processos de criação como sistemas formativos é concebê-los por meio das diferentes relações que um artista estabelece durante o processo. No presente artigo, embasados pelas teorias da crítica genética, identificamos aspectos formativos que podem ser compreendidos como as conexões da rede da criação, onde cada componente do sistema passa a estabelecer influência sobre o outro, não em termos hierárquicos, mas de correlação. O entendimento desses movimentos, nem sempre com registros materiais disponíveis, só é possível a partir do momento em que a obra é interpretada como o resultado do acesso do artista a fontes diversas e heterogêneas. Para demonstrar a aplicação do conceito, apresentaremos a análise do processo de criação do artista plástico Vik Muniz na série “Imagens de Revista”. Buscamos descrever sistemas formativos da obra, evidenciar gatilhos e identificar influências, fundamentais para que haja coerência nos registros. Demonstramos que, além de manuscritos, é possível recolher outros documentos de processo, desde que se estabeleçam critérios de análise que comprovem a veracidade e a constância das informações. Os registros analisados foram encontrados em diferentes fontes de pesquisa, mas remetem, sobretudo, ao conceito da própria obra como registro de processo.
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