Palatalização de /l/: atuação de fatores sociais

Autores

  • Marilucia Barros Oliveira Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n2p239

Palavras-chave:

Palatalização. Sociolinguística. Atlas Linguístico do Pará

Resumo

Trata o presente estudo da variação de /l/ em posição prevocálica no Português Brasileiro (PB), mais especificamente da palatalização que ocorre diante de segmentos altos anteriores, quando seguem esse fonema. Os dados são oriundos do projeto Atlas Linguístico do Pará (ALiPA). Neste artigo, será avaliada apenas a atuação de fatores sociais. No sentido de fomentar o refinamento da análise da atuação desses fatores, serão apresentados também resultados referentes ao cruzamento dos grupos de fatores selecionados. Os resultados serão discutidos levando-se em consideração os pressupostos da Sociolinguísitica Variacionista, informações registradas durante a coleta de dados na comunidade pesquisada e resultados de estudos sociolinguísticos publicados no Brasil. Os dados revelam que a palatalização de /l/, na cidade pesquisada, encontra-se em estágio bastante avançado e que se constitui tendência em Itaituba-PA, diferentemente do que Oliveira (2010) detectou para várias localidades no Brasil, especialmente para o Nordeste e Sul do país.  Os resultados também apontam a importante atuação da escolaridade sobre a variação em estudo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilucia Barros Oliveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2007). Atualmente é professor adjunto da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia ( variação fonética, palatalização, lateral alveolar; Toria lingüísitca (Fonologia de Geometria de Traços) e em Ensino-aprendizagem (gêneros textuais, recursos tecnológicos e ensino de língua materna e EAD.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

OLIVEIRA, Marilucia Barros. Palatalização de /l/: atuação de fatores sociais. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 239–259, 2016. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n2p239. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/24559. Acesso em: 29 dez. 2024.