Mitos indígenas e valores morais: um estudo semiótico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n1p13Palavras-chave:
Mito indígena. Semiótica Francesa. Valores.Resumo
Examinamos, no presente trabalho, dois mitos indígenas brasileiros, procurando ressaltar sua sistematicidade em relação aos valores em torno dos quais se constroem. Focalizando a temática de surgimento da lua, buscamos demonstrar que tais narrativas constituem um todo de sentido, coerente e organizado, do qual fazem parte elementos, não raro, tomados como indício de caos no discurso mítico. Para tanto, tomamos como referencial teórico-metodológico a semiótica francesa, teoria que se ocupa, sobretudo, dos mecanismos intradiscursivos de constituição de sentido.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Clebson Luiz de Brito, Glaucia Muniz Proença Lara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










