Paixão, mito e formas de vida em textos publicitários

Autores

  • Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento UNESP/ARARAQUARA

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n2p149

Palavras-chave:

texto publicitário, paixão, formas de vida.

Resumo

A paixão, concebida por Aristóteles, como uma contingência que provoca mudança na essência do sujeito, foi objeto de estudo do filósofo grego como uma estratégia retórica utilizada pelo orador para comover seu auditório. A semiótica greimasiana, ampliando o conceito de paixão aristotélica, a concebe como estados de alma de um sujeito que podem ser depreendidos a partir da análise de um texto. Reflexões sobre a discursivização das paixões e sobre seus efeitos de persuasão em textos publicitários, conduzem-nos a estabelecer relações entre paixão, mito e formas de vida.

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Biografia do Autor

Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento, UNESP/ARARAQUARA

Mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo (1979), doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (1987), livre-docente em Linguística (UNESP, 1997). Professora e orientadora no Programa de Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araraquara). Presidente do GEL no biênio 1993-1994. Membro do Grupo de Pesquisa CASA (Cadernos de Semiótica Aplicada) reconhecido no CNPq, sediado na UNESP de Araraquara. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 . Consultora ad hoc CNPq e CAPES.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semiótica, pesquisando principalmente os seguintes temas: discurso, texto, paixão, formas de vida, semiótica das culturas.

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Publicado

2013-12-04

Como Citar

NASCIMENTO, Edna Maria Fernandes dos Santos. Paixão, mito e formas de vida em textos publicitários. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 149–168, 2013. DOI: 10.5433/2237-4876.2013v16n2p149. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15681. Acesso em: 21 dez. 2024.