A produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática

Autores

  • Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p223

Palavras-chave:

Produção escrita. Gêneros discursivos. Sequência didática.

Resumo

A produção escrita de gêneros discursivos nas aulas de Língua Portuguesa ainda impõe um desafio aos professores, apesar de os construtos teóricos em que se baseia já terem sido amplamente divulgados. A necessidade de abordagem do assunto, no entanto, não se esgotou dadas as diferentes condições de acesso dos professores às informações sobre o tema e as frequentes dúvidas manifestadas em cursos de formação e de atualização, tais como: (i) Qual a diferença da antiga redação para a atual proposta de produção escrita de gêneros discursivos?; (ii) Que conhecimentos são necessários para a produção escrita de um gênero discursivo?; (iii) Como ensinar os alunos a produzirem um determinado gênero discursivo?; (iv) Como se desenvolvem projetos de produção escrita bem sucedidos em sala de aula? Os objetivos deste artigo são:  apresentar uma síntese de fundamentos teóricos que respondam à primeira pergunta citada e apresentar um modelo didático de análise de gêneros e de projeto de produção escrita, organizado por meio de uma sequência didática, já experimentado com sucesso em salas de aula dos ensinos fundamental e médio. Conclui-se que assim se pode contribuir para práticas pedagógicas teoricamente bem fundamentadas e viáveis para o desenvolvimento da capacidade de produção escrita dos alunos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi, Universidade de Taubaté - UNITAU

possui mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté no Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Linguística Aplicada, no curso de Letras e no curso de Especialização em Leitura e Produção de Gêneros Discursivos.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. A produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 223–245, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n3p223. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13039. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos